Os beneficiários de um dos principais programas assistencialistas do Brasil estão com uma dúvida recentemente. Afinal, o pagamento do Bolsa Família será interrompido caso a pessoa esteja com nome sujo?
Dessa forma, tire essa dúvida a partir as informações apresentadas pelo Governo Federal a fim de determinar se essa situação é verdadeira ou não.
Segundo o governo, ter dívidas financeiras e estar com o nome “sujo” na praça não é motivo para cancelamento ou irregularidade do CPF de quem recebe o Bolsa Família. Trata-se, portanto, de uma informação falsa.
No entanto, é importante estar atento às informações nos extratos de pagamento, no aplicativo do programa e no Caixa Tem (Android, iOS). Logo, o governo tem alertado sobre inconsistências encontradas no CPF do titular através dessa ferramenta.
Dessa forma, a irregularidade do CPF pode ocorrer devido a divergências de informações cadastrais, cancelamento ou suspensão na base de dados da Receita Federal, situações que podem levar ao bloqueio ou cancelamento dos benefícios sociais.
Saiba como regularizar o CPF
Apesar das pessoas com nome sujo não terem o pagamento do Bolsa Família interrompido, é sempre importante que a situação do CPF esteja em dia. Logo, para verificá-la e regularizá-la, é necessário consultar a Receita Federal.
Aqueles que tiverem o Bolsa Família bloqueado em janeiro devem regularizar a situação junto ao Fisco e obter informações adicionais por meio do site oficial do órgão. Após a regularização, a pendência terá a sua remoção automática do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) V2.
Por fim, para obter informações confiáveis, visite sempre canais oficiais do governo. Se houver dúvidas, procure a gestão municipal ou entre em contato com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome através do Disque Social 121.
Fonte: Terra Brasil Notícias/Foto: Divulgação