Uma programação diversa, que começa com uma missa no início da manhã, ao show da cantora Viviane Batidão, à noite, vai festejar o aniversário de 408 anos de fundação de Belém. O início do rito de celebração será na Catedral da Sé, com uma missa em ação de graças, a partir das 7h.
Logo após será dado um abraço com oração e gratidão pelos evangélicos da Assembleia de Deus à cidade, na praça do Relógio. A partir das 9h, será o tão esperado parabéns, com a partilha do tradicional bolo de aniversário, em frente ao Solar da Beira, no complexo do Ver-o-Peso.
Em seguida às 9h30, a comunidade dos povos tradicionais de matriz africana realizará a Benção das Águas, seguido da apresentação do grupo Carimbó Selvagem, encerrando a manhã ao som de nossos tambores ancestrais.
Palacete Azul – No final da tarde, a partir das 18h, a prefeitura de Belém entrega à população o Palácio Antônio Lemos. O prédio foi todo restaurado, após obra iniciada ainda em 2021, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), com investimento municipal de R$ 26 milhões.
A entrega do prédio histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural Nacional, também reabre o Museu de Arte de Belém (MABE), que completa, nesta sexta-feira, 12, três décadas, aniversariando junto com Belém. Composto por um rico acervo de obras de arte, o museu abre as portas novamente trazendo duas exposições temporárias, além das mostras histórias de longa duração, na parte superior do prédio.
No térreo, a Sala Antonieta Santos Feio exibe “Belém no Acervo do MABE”, uma belíssima mostra reunindo telas e fotografias, em montagem que revisita o poema “Para Ler como quem anda nas ruas”, de João de Jesus Paes Loureiro. E na sala Theodoro Braga, o público confere “Arte na Obra”, com fotografias e registros que mostram o antes e o depois do prédio, homenageando também, os trabalhadores que atuaram na obra.
Comenda – O público também vai curtir, das 18h às 19h, a apresentação do Trio Cabano (música instrumental). A partir das 19h, será realizada, no auditório, a entrega da Comenda Francisco Caldeira de Castelo Branco a personalidades de Belém.
Final de semana – A programação cultural em homenagem ao aniversário da cidade também se estende ao final de semana, no recentemente inaugurado Boulevard as Gastronomia. No sábado, 13, iniciando às 18h, se apresentam o grupo Tambores Encantados, Rapper Gaav e o grupo Lambada Social Club. Já no domingo, dia 14, haverá Roda de Samba com Arthur Espíndola, Fábio Moreno, Cris da Fé e Brenda Moraes.
Confira a programação completa abaixo:
Sexta – 12/01
Catedral de Belém:
07h – Missa em Ação de Graças em Comemoração aos 408 anos do Aniversário de Belém
Praça do Relógio:
09h – Abraço de Oração e Gratidão pelos 408 anos de Belém ( Assembleia de Deus )
Ver-o-Peso/Solar da Beira:
09h – Parabéns e Bolo para Belém – No Solar da Beira
9h – Carimbó Selvagem
09h30- Bênção das Águas
Ver-o-Peso/Estacionamento:
10h- Bateria Show do Bole Bole
Palácio Antônio Lemos – MABE
18h – Abertura das exposições:
“Belém no Acervo Mabe – Visita o poema Para ler como quem anda na rua” (João de Jesus Paes Loureiro) – Sala Antonieta Santos Feio – Exposição
“Arte na Obra”- Sala Theodoro Braga – Exposição
18h – Trio Cabano – Jacinto Kahwage, Tiago Belém e Toninho Goçalves
19h – Cerimônia de Outorga da comenda Honra ao Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco
Praça do Relógio
21h- 22h – Aparelhagem Crocodilo
22h – 00h – Viviane Batidão
Boulevard da Gastronomia:
Sábado, 13/01
18h – Apresentação Musical: Tambores encantados, Rapper Gaav e Lambada Social Club
Domingo, 14/01
18h – Roda de Samba: Arthur Espíndola, Fábio Moreno, Luizinho Moura, Bruno Costa, Olivia Melo e Cris Matos.
(Com a colaboração do jornalista Vagner Mendes)