A Agência de Meteorologia do Japão faz um alerta de que as áreas atingidas pelo devastador terremoto no dia de Ano-Novo provavelmente sofrerão fortes tremores por cerca de um mês.
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (8), Tsukada Shinya, um funcionário da agência, afirmou que tremores estão agora ocorrendo com menos frequência em Ishikawa e nas províncias vizinhas.
Tsukada disse que um terremoto tão forte quanto o de magnitude 7,6 de uma semana atrás tem menos probabilidade de ocorrer, mas que ainda há atividade sísmica contínua.
A agência aconselha pessoas na região afetada a se prepararem para possíveis terremotos com intensidade cinco forte ou superior na escala japonesa dentro dos próximos trinta dias.
Citando o elevado risco de desabamentos de edifícios e deslizamentos de terra, Tsukada pede às pessoas que se mantenham atualizadas com as mais recentes informações sobre terremotos e condições meteorológicas. Também alerta para que não entrem em lugares que podem ser arriscados durante os esforços de limpeza a organização dos locais afetados
Fonte NHK WORLD – JAPAN