Mundo Agro

EUA – aprovadas exportações de carnes para China.

A China aprovou as primeiras fábricas de processamento de carne bovina e suína dos EUA para exportação em quase um ano. Erin Borror, vice-presidente de análise econômica da Federação de Exportação de Carne dos EUA, diz “a boa notícia é que a China atualizou as listas de estabelecimentos e essa atualização incluiu 12 estabelecimentos de carne suína e 18 estabelecimentos de carne bovina.”

Canadá – gripe aviária retorna.

Este mês de Novembro parece ser mais um mês de sofrimento para os operadores comerciais de aves em Fraser Valley, na Colúmbia Britânica, já que a gripe aviária está novamente a causar estragos, com 41 operações atingidas por surtos em Novembro. Os surtos seguem-se a quatro surtos em operações comerciais em outubro, após uma primavera relativamente calma que viu apenas uma fazenda do BC ser atingida em abril.

Irlanda – faz exigência ao acordo com o Mercosul.

A Irlanda não se oporá a um acordo comercial com o bloco sul-americano do Mercosul enquanto não houver reabertura das cotas de carne bovina, disse o ministro das Empresas, Simon Coveney. À medida que as negociações entram no que poderá ser a sua fase final, Coveney disse que a linha vermelha da Irlanda era um acordo sobre importações de carne bovina isentas de tarifas do bloco, acordado em 2019, juntamente com compromissos adicionais dos países do Mercosul sobre desflorestação e normas laborais.

Brasil – Ministério espera habilitação ampliada e frigoríficos pela China.

O Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, afirmou na terça-feira (28/11) que há expectativa de que a China faça uma habilitação “ampliada” de frigoríficos brasileiros para exportar carnes para lá. Na sexta-feira (01/12), técnicos asiáticos chegaram ao Brasil para visitar 18 plantas, mas há possibilidade de que um lote maior de unidades seja autorizado para iniciar as vendas de proteína animal para a China. Serão visitadas 15 plantas que ainda não são habilitadas para o mercado chinês, sendo quatro de aves e 11 de carne bovina.

Brasil – preços dos alimentos aceleraram alta do IPCA-15.

Os preços de alimentos pesaram e o IPCA-15 acelerou a alta em novembro, mas ainda assim a taxa em 12 meses foi abaixo de 5%, num momento de redução da taxa básica de juros pelo Banco Central. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) passou a subir 0,33% em novembro depois de alta de 0,21% em outubro, informou na terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A leitura mensal do indicador considerado prévia da inflação oficial, medida pelo IPCA, ficou ligeiramente acima da expectativa em pesquisa da Reuters.

Brasil – previsão de alta no preço do boi gordo

Nos últimos dias desta semana, os frigoríficos brasileiros vieram às compras com maior ímpeto, fortalecendo o viés de alta da arroba do boi gordo nas principais praças do País. Na previsão dos analistas da Agrifatto, o mercado do boi gordo se mostra preparado para adentrar dezembro com novas altas. Segundo a consultoria, considerando o pagamento do décimo terceiro salário, além dos vencimentos de novembro/23 e outros benefícios sociais, a expectativa para as próximas semanas aponta para um mercado físico do boi gordo bem consistente, tendo em vista o crescimento de demanda doméstica pela carne bovina neste período de comemorações de final de ano. Na sexta-feira (24/11), o preço médio do boi gordo nas praças paulistas continuou em R$ 240/@, apurou a Agrifatto. Nas demais praças, a cotação média subiu para R$ 223,10/@, puxada pela valorização em Minas Gerais – a única das 17 regiões pecuárias acompanhadas pela Agrifatto a registrar avanço no boi gordo neste último dia da semana – as demais mantiveram cotações laterais.

Gil Reis – Consultor em Agronegócio