Brasil marca presença na maior Feira de turismo de negócios do mundo

OBrasil, com todas as suas potencialidades, participa, nesta semana, de uma das maiores feiras mundiais de turismo de negócios, a IBTM World, que acontece em Barcelona, na Espanha.

O evento reúne mais de 10 mil profissionais do turismo de negócios. O estande brasileiro na Feira tem a coordenação da Embratur e conta com a participação de coexpositores, como a empresa aérea GOL e os destinos São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Ceará.

No espaço são apresentados ao público a diversidade de oportunidades nacionais e a experiência brasileira em receber eventos internacionais. Segundo o International Congress and Convention Association (ICCA), o Brasil lidera a realização de eventos na América Latina (110 eventos em 2022), seguido da Argentina (104) e da Colômbia (101), no mesmo período.

Ao inaugurar o estande, o ministro, Celso Sabino, enfatizou que o objetivo é promover o “bleisure”, que relaciona o turismo de negócios com lazer. “O turista europeu, quando viaja, busca cultura, lazer, natureza, novos destinos e gastronomia. E, sobre isso, temos muito a oferecer a esses visitantes”, afirmou.

Segundo a Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o turismo de negócios movimentou R$ 1,2 bilhão em setembro no Brasil, alta de 27% em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia. De janeiro a setembro deste ano, o Brasil recebeu 75,6 mil turistas espanhóis.

REUNIÕES COM INVESTIDORES – A agenda do ministro na IBTM ainda incluiu várias reuniões com potenciais investidores, como o diretor Geral da Agência Catalã de Turismo, Narcís Ferrer e representantes do Shopping Outlet de luxo La Roca Village.

O objetivo é identificar possíveis áreas de interesse dos empreendedores para a atuação destes grupos no Brasil, reforçando a atração de investimentos ao turismo nacional. A Espanha é o segundo pais que mais investe no Brasil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

“Temos um ambiente de negócios competitivo e um país cheio de oportunidades para atrair novos investidores e é isso que temos buscado nas agendas das feiras internacionais de negócios”, enfatizou Celso Sabino.

 

Por  Paula Rosa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: GOV.BR/Foto: Germano de Sousa