Tradicional Baile do Cheiro, de Concórdia do Pará, é declarado como patrimônio cultural pela Alepa

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou Projeto de Lei nº 173/2023 que declara a “Festa do Baile do Cheiro”, realizado no município de Concórdia do Pará, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado. A proposição, de autoria do deputado Elias Santiago (PT), foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa de Leis, durante sessão ordinária, nesta terça-feira (21).

Realizado no mês de junho, a festividade preserva as tradições culturais juninas da região por meio das danças típicas, forró, quadrilhas juninas, grupos folclóricos, vendas de artesanatos e comidas típicas desta época do ano.

“A festa também movimenta a economia da cidade, e geralmente tem sua renda revertida aos programas sociais de atendimento as crianças, jovens, adolescentes e idosos do município. O que começou com uma brincadeira de um grupo de jovens que além de se divertirem enfatizavam a importância da cultura nordestina na formação da cultura concordiense, o Baile do Cheiro busca promover o retorno as raízes culturais e todos os anos movimenta milhares de pessoas que vem de Belém e das regiões vizinhas para participar das tradições culturais da cidade”, justificou o parlamentar.

Agora, o projeto aprovado segue para sanção do Governo do Estado.

 

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Fonte: Alepa/Foto: Baltazar Costa (AID/Alepa)