Representantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) estiveram reunidos com a diretoria e o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Pará, Sebastião Campos, na terça-feira (21), para alinhar parcerias institucionais e ações conjuntas no Salão do Turismo. O evento ocorrerá de 15 a 17 de dezembro, no anel inferior do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF), destacando a diversidade cultural de cada região do País. O Salão tem entrada gratuita.
A pasta do turismo do Pará foi representada pela diretora de Produtos Turísticos da Setur, Rosemary Rebelo, e o coordenador de Marketing em exercício, Allyson Neri. “Eles (Fecomércio) querem estreitar o relacionamento com a Setur, e tinham também representantes do Sesc, Senac e do Cetur. A pauta principal foi participação do Pará no Salão de Turismo e o Sistema S é um dos parceiros do evento, cada instituição com uma atribuição específica”, explica Allyson Neri.
Carimbó e tacacá
Ainda segundo o coordenador de Marketing da Setur, Allyson Neri, caberá ao Sesc as apresentações culturais, enquanto o Senac vai cuidar da gastronomia e o Sebrae vai ser o responsável pelo artesanato na participação do Pará no espaço da macrorregião Norte.
“Fechamos que o Carimbó será a manifestação cultural que vai representar o Pará no Salão. Ainda vamos escolher o grupo, mas já deixamos algumas indicações na mesa. E foi decidido que o tacacá será o prato típico na área de gastronomia. Para o Salão do Turismo irão dois chefs, um de Belém e outro de Santarém, que já são funcionários do próprio Senac”, revela Allyson.
Salão do Turismo – Montado em um espaço com cerca de 25 mil m², o local vai reunir experiências turísticas de todo o Brasil, apresentando a brasileiros e estrangeiros a diversidade dos destinos nacionais e toda a pluralidade do país.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, explicou que o Salão será dividido em áreas temáticas, que contemplarão opções de cinco grandes eixos do turismo: sol e praia, ecoturismo, turismo rural, aventura e grandes rotas.
O ministro destacou ainda que o evento será uma vitrine do que pode ser encontrado em todo o País. “Estaremos com diferentes segmentos turísticos, que representarão toda a nossa diversidade natural, cultural, histórica, gastronômica. Por isso, é essencial a participação de todos. Vamos construir, juntos, esse momento essencial para o turismo brasileiro”, concluiu Sabino.
Fonte: Agência Pará/Foto: Agência Pará