Em Campina Grande, Paraíba: Câmara aprova Projeto que reconhece o Distrito de São José da Mata como “A Terra do Pão Doce”

Em Campina Grande, Paraíba: Câmara aprova Projeto que reconhece o Distrito de São José da Mata como “A Terra do Pão Doce”
(Da Sucursal Paraíba)

Começa a repercutir no meio turístico nacional a iniciativa do vereador Olimpio Oliveira que apresentou recentemente na Câmara Municipal de Campina Grande, Paraíba, um Projeto de Lei que reconhece o Distrito de São José da Mata, como ‘Terra do Pão Doce’. Na justificativa do seu projeto aprovado na Casa, o parlamentar lembra que já virou tradição para todos que vem do Cariri ou Sertão da Paraíba ou de outras regiões de Campina, tornam praticamente obrigatório parar no distrito para comprar o Pão Doce, tipo Cocada, na padaria Monsenhor Sales, às margens da BR-230.

Para o Vereador, já virou tradição; São José da Mata é parada obrigatória para quem vem do Cariri e do Sertão, ou para quem vem de partes da cidade. “O povo faz fila para comprar o pão tipo Cocada, na padaria Monsenhor Sales, às margens da BR-230. A fila chega à beira da estrada. Diferente não é na padaria do Dona Marina, que juntamente com seu saudoso esposo Oscar, fez do pão nosso de cada dia, uma das melhores iguarias daquele lugar. Assim, fica um pouco da doçura desse pão, produzido pelos filhos de São José da Mata, comercializados e saboreados em mais de uma dezena de revendas naquele Distrito, disse Olimpio em trecho da sua justificativa.

“É com esse sentimento de valorizar os sabores, saberes, e fazeres da nossa gente e com intenção de transformar tudo isso em valor para a geração de emprego e renda, que apresentamos esse projeto, o qual pode ser um passo inicial para despertar a vocação comercial e turística do Distrito de São José da Mata, coma produção de feiras e eventos, para fortalecer o comércio local, inclusive estimulando a abertura de novos empreendimentos de panificação e similares”, afirmou o Vereador.

São José da Mata, um distrito de Campina Grande, depois dessa iniciativa do Edil, vislumbra com a possibilidade de entrar em definitivo no Calendário do Maior São João do Mundo, já no próximo ano, quando a Rainha da Borborema recebe um grande número de turistas brasileiroscecdo exterior.

(Hugo Junior-Jornalista filiado à AIJAM-Associação Internacional de Jornalistas da Amazônia)