STF desmente fake news sobre Gilmar Mendes ter ligação com igreja milionária - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sábado, 9 de julho de 2022

STF desmente fake news sobre Gilmar Mendes ter ligação com igreja milionária



De acordo com a postagem, a informação partiu do jornalista Allan dos Santos e garante que o ministro tem participação na igreja Siolé de Santos Dumont -  (crédito: Fellipe Sampaio )
De acordo com a postagem, a informação partiu do jornalista Allan dos Santos e garante que o ministro tem participação na igreja Siolé de Santos Dumont - (crédito: Fellipe Sampaio )

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, foi alvo de uma notícia falsa divulgada pelo jornalista Oswaldo Eustáquio nas redes sociais. “Checamos: É verdadeira a informação exclusiva que o ministro Gilmar Mendes é presidente de uma igreja em Minas Gerais”, indicou.

De acordo com a postagem, a informação partiu do jornalista Allan dos Santos e garante que o ministro tem participação na igreja Siolé de Santos Dumont, instituição que, segundo Eustáquio e Allan, fatura R$ 2,5 milhões por ano.

Entretanto, o verdadeiro dono da igreja é um homônimo do ministro. De acordo com o STF, ao checar o site da Receita Federal, é possível perceber que uma pessoa com o mesmo nome, Gilmar Ferreira Mendes, aparece como presidente da instituição religiosa e, ao analisar o CPF ligado ao CNPJ, fica claro que se trata de outra pessoa.

“O STF alerta para a importância de não repassar informações publicadas em locais não confiáveis e com dados alarmistas ou teorias conspiratórias”, advertiu o STF, nesta sexta-feira (8/7).

Oswaldo Eustáquio e Allan dos Santos são investigados no inquérito que apura a disseminação de notícias falsas, as fake news.

Fonte Correio Brasiliense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário