Parque do Utinga é opção de lazer para quem resolveu ficar em Belém - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

domingo, 24 de julho de 2022

Parque do Utinga é opção de lazer para quem resolveu ficar em Belém


Para evitar engarrafamentos e gastos, caminhadas e ciclismo são formas de unir a família

Abílio Dantas/ O Liberal

Saúde e lazer unem as famílias no Parque do Utinga (Abílio Dantas/ O Liberal)

Curta a nossa página e veja mais notícias como essa!

As praias e balneários do Pará estão cheias de banhistas locais e turistas, mas para quem resolveu ficar em Belém, a capital oferece opções de bem-estar e lazer com atrações para visitantes de diferentes idades. É o caso do Parque Estadual do Utinga, que atrai tanto pessoas que já frequentam o local há bastante tempo quanto aquelas que o visitam pela primeira vez.

O oficial do Exército, Greg Maranhão, natural da cidade de Teresina, Piauí, mora a cerca de quatro meses em Belém. Ele resolveu aproveitar a manhã deste sábado, 23, para levar o filho e a esposa para conhecer o Parque do Utinga. O menino Hugo Maranhão, de quatro anos, observava com admiração a vegetação do lugar. O militar gostou do que viu no passeio.

“Estou conhecendo hoje o Parque do Utinga e considero já uma ótima opção. Nós temos aqui a preservação da natureza e oportunidade para correr, para quem gosta de fazer uma corrida, andar de bicicleta. Daqui vamos andar no trenzinho e depois procurar uma bicicleta. É importante cuidarmos da saúde e, ainda mais, podendo trazer nossos filhos para participar também”, afirmou.

Os advogados Walaq e Rebeca Lima também levaram o filho, Rafael, para conhecerem o Parque, e alugaram um carrinho para passear pelo espaço. “Decidimos não sair da cidade para evitar o trânsito e outros transtornos. Aqui, além do Utinga ser uma excelente opção para toda a família, também podemos sair e aproveitar outros pontos de Belém, que agora estão mais tranquilos e são muito movimentados nos períodos normais”, destaca.

O monitor-guia e encarregado da coordenação do Parque durante a manhã de sábado afirmou que em todos os finais de semana de julho, até o momento, os turistas e moradores de Belém foram ao Parque do Utinga, em frequência maior do que nos últimos dois anos, quando o cenário da pandemia de coronavírus era pior. “As pessoas estão vindo bem mais, o que até nos surpreendeu. Em média, temos recebido cerca de 2 mil pessoas a cada fim de semana”, estima monitor-guia Paulo Cléber da Silva.

“Um Dia no Parque”

A programação do Parque do Utinga neste domingo, 24, faz parte da campanha “Um Dia no Parque”, que integra mobilização em defesa das Unidades de Conservação (UCs) do país. A campanha alerta a sociedade quanto à importância da preservação desses espaços de convivência, que proporcionam contato direto com a natureza.

A iniciativa é liderada pela Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), que promove anualmente atividades especiais de contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país. Depois de dois anos sendo realizada em formato on-line, em razão da pandemia, agora está de volta na forma presencial.

A programação do Parque do Utinga inclui a realização de caminhada ecológica na trilha do Patauá, observação de pássaros, passeio ciclístico e turismo de aventura, com boia-cross.

Por Alda Dantas/O Liberal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário