MTur e Unesco selecionam consultoria para implementação da Rede Brasileira de Cidades Criativas - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quarta-feira, 27 de julho de 2022

MTur e Unesco selecionam consultoria para implementação da Rede Brasileira de Cidades Criativas


Interessados terão até 10 de agosto para se inscreverem e encaminharem proposta financeira para avaliação dos órgãos

27.07.2022_Matéria-Edital.jpg

Crédito: Cacio Murilo/MTur

O Ministério do Turismo e a Unesco irão selecionar empresa de consultoria para participar da construção da estratégia de implementação da Rede Brasileira de Cidades Criativas. Os interessados devem se inscrever e encaminhar proposta financeira, seguindo as especificações do edital de seleção, até 10 de agosto. Além de realizar oficinas de design de estratégia, a empresa selecionada deverá propor estratégias de implementação, modelos de atuação e de governança, branding da marca e o conceito do produto digital da Rede.

Inscreva-se aqui.

Veja edital aqui.

A partir da criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas, o Ministério do Turismo busca estimular localidades a usarem o seu capital criativo e inovador para a promoção do desenvolvimento local. E, para isso, incentivar a adoção de ações locais e territoriais que reúnam, primordialmente, os governos municipais, empreendimentos dos setores envolvidos e agentes criativos. O resultado esperado é a geração de oportunidades de negócios, emprego, trabalho, renda e o pleno exercício da cidadania.

REDE MUNDIAL - Atualmente, 12 cidades brasileiras integram a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design, Recife (PE) e Salvador (BA), no campo da música; João Pessoa (PB), na área do artesanato e artes populares; Santos (SP) no campo do cinema e Campina Grande (PB), no campo das artes midiáticas. Desde 2004, a rede reconhece mundialmente o trabalho de cidades no desenvolvimento da economia criativa, através de projetos turísticos e culturais, no centro de plano de desenvolvimento urbano.

COOPERAÇÃO - O edital de seleção de consultoria para a construção da estratégia de implementação da Rede Brasileira de Cidades Criativas faz parte do Projeto de Cooperação Internacional, firmado entre o Ministério do Turismo, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO para a promoção do turismo nos sítios do patrimônio cultural e natural, da economia criativa e de outras políticas vinculadas ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.

Por Victor Maciel/Mtur

Nenhum comentário:

Postar um comentário