Ministério do Turismo apoiará estudos e projetos de infraestrutura náutica em Alter do Chão (PA) - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sábado, 23 de julho de 2022

Ministério do Turismo apoiará estudos e projetos de infraestrutura náutica em Alter do Chão (PA)


Distrito paraense está entre localidades selecionadas para receber auxílio do MTur no desenvolvimento de projetos de infraestrutura náutica

22.07.2022_Matéria_Santarém.jpg

Encontro reuniu representantes de diversas Pastas do município. Crédito: Ascom/Semtur

O Ministério do Turismo realizou na última quinta-feira (21.07) visita técnica em Alter do Chão, em Santarém (PA), para iniciar o desenvolvimento de projetos de infraestrutura de apoio náutico no distrito paraense. A ação faz parte de uma parceria com o Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina que apoiará oito localidades do país com projetos de engenharia para construção de píeres, marinas e rampas públicas. Além de Alter do Chão, outras duas localidades já receberam a equipe técnica da Pasta: Fernando de Noronha (PE) e Natal (RN).

Durante a visita, foi diagnosticada a necessidade de elaboração de um projeto para que as embarcações e os turistas de Alter do Chão tenham mais comodidade e segurança. Após esta avaliação, os técnicos do MTur e do LabTrans agora desenvolverão um estudo e projeto de engenharia que, ao fim, serão entregues à prefeitura de Santarém, cidade onde está localizado o distrito paraense.

Atualmente, os turistas que visitam a região possuem um ponto de encontro para usufruírem de um passeio de barco pelo local, conhecer o Rio Arapiuns e se conectar com a natureza, através de um belo passeio pelo Cana do Jari. Além disso, podem visitar a praia do rio Tapajós, apelidada de “Caribe Amazônico”. A alcunha leva em conta características como a areia banca e a água doce azul e cristalina do Rio Tapajós. A praia aparece no período da vazante do rio Tapajós, entre os meses de agosto e janeiro. O balneário é um dos pontos mais visitados da região e foi eleita pelo jornal britânico The Guardian, em 2009, como a melhor praia do mundo.

TURISMO NÁUTICO - A atividade é caracterizada pelo contato com a água, seja salgada ou doce, e está ligada à navegação, à prática de esportes aquáticos ou outras atividades realizadas na água. Outra característica importante é que, diferente de outros meios de transporte, as embarcações são os principais atrativos do turismo náutico, já que elas oferecem lazer e entretenimento, em vez de apenas deslocamento.

Com cerca de 8.500 quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, o Brasil apresenta um dos maiores potenciais de desenvolvimento do turismo náutico no mundo.

Para se ter uma ideia deste potencial, a última temporada de cruzeiros marítimos no país contou com oito navios no litoral brasileiro, um a mais do que na temporada anterior. Os impactos na economia e na geração de empregos beneficiaram destinos turísticos e empresas de atividades características do setor e de outros ramos, movimentando R$ 2,241 bilhões.

Por Victor Maciel/Mtur 

Nenhum comentário:

Postar um comentário