Governo Bolsonaro anuncia redução do IOF sobre transferências para o exterior e saques internacionais - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sábado, 30 de julho de 2022

Governo Bolsonaro anuncia redução do IOF sobre transferências para o exterior e saques internacionais



Parte das transferências cambiais para o exterior, que ainda não tinham sido adaptadas às normas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), terão redução gradual de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) a partir de 2023.

Um decreto assinado hoje (28) à noite pelo presidente Jair Bolsonaro incluiu novas modalidades de transferências entre o Brasil e o exterior na lista de operações que passarão a pagar menos imposto.

Em comunicado, a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que a medida vale para um determinado tipo de transferência que ainda não estava amparado pela nova legislação. A medida valerá para as “transferências de recursos em moeda nacional, mantidos por estrangeiros em contas de depósito no Brasil”.

A Secretaria-Geral também informou que o decreto abrange os repasses de recursos “decorrentes de obrigações de participantes de arranjos de pagamento internacional relacionadas à aquisição de bens e serviços do exterior e de saques no exterior por usuários finais dos referidos arranjos”. Por se tratar de decreto, a diminuição do tributo não depende de aprovação do Congresso Nacional.

Ainda não há o detalhamento do ritmo de redução das alíquotas. O comunicado da Secretaria-Geral, no entanto, informa que a diminuição será gradativa ao longo dos próximos anos.

E veja também: Direita Brasileira lança sua própria Carta em Defesa da Democracia e da Liberdade. Clique aqui para ver.

Fonte: Agência Brasil
Gostou? Compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário