Destinos do Rio de Janeiro foram responsáveis por 6,6% das viagens nacionais em 2021 - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Destinos do Rio de Janeiro foram responsáveis por 6,6% das viagens nacionais em 2021

 

Estado arrecadou R$ 1 bilhão com o turismo doméstico em 2021, segundo levantamento realizado pelo Ministério do Turismo e IBGE
WhatsApp Image 2022-07-07 at 18.31.40.jpeg

Crédito: Thiago Freitas, Rogério Cassimiro e Bruna Prado/MTur

O estado do Rio de Janeiro está entre os destinos mais procurados pelos turistas brasileiros em 2021. Foi o que apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Turismo, realizada pelo Ministério do Turismo e o IBGE. Segundo o levantamento, 6,6% das viagens feitas no país tiveram como destino as cidades fluminenses. O estado também aparece entre as dez unidades da federação onde houve maior gasto em viagens com pernoites, totalizando R$ 1 bilhão arrecadado no período.

Entre as cidades mais visitadas do estado está a capital fluminense. A cidade do Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados pelos turistas nacionais e atrai gente de todo canto do mundo. Capitaneada pela Praia de Copacabana, oferece ainda aos turistas grandes oportunidades culturais e históricas. Um de seus cartões-postais é o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo. Outros atrativos que aparecem constantemente nas fotos dos turistas são a escadaria Selarón e os Arcos da Lapa, berço da boemia carioca.

Se o seu interesse for pela história do país, o destino certo é a cidade de Petrópolis. Na cidade imperial, o clima ameno, as construções históricas e a natureza abundante atraem turistas do Brasil e do mundo. Petrópolis guarda um dos tronos de Dom Pedro II; a coroa de brilhantes e pérolas; e a pena de ouro e rubis usada pela Princesa Isabel para assinar a abolição da escravatura. Todo esse acervo faz parte do Museu Imperial instalado no palácio de verão da família real. É justamente o clima imperial que o turista vai experimentar ao visitar museus, igrejas, construções históricas e hospedar-se nas pousadas charmosas da cidade.

Agora, se o desejo é por praias e águas cristalinas, o estado presenteia os turistas com Arraial do Cabo. Aquele azul da água inesquecível está a pouco menos de 170 km da capital. Da estrada já dá para sentir o tamanho do encanto. Mas, é na hora do mergulho que a fama de “Caribe Brasileiro” pode ser entendida. Não à toa, Arraial é conhecida como a capital do mergulho. É possível ver peixes e corais não tão longe da costa.

Distante 177 km da capital, Armação de Búzios é outro destino para os amantes de praia. Além do sol e mar, a cidade conta com todas as opções de lazer e belezas das regiões litorâneas. Em Búzios, a Geribá é famosa e adorada pelos surfistas. Já a Praia da Ferradura é bastante procurada pelos mergulhadores com Snorkel. Entre uma praia e outra – e um fato e outro da história –, se perca nas compras. Em Búzios, todas as marcas estão reunidas na Rua das Pedras. As lojas são charmosas, com vista para o mar, e as galerias te fazem querer prolongar o tempo ali.

Um destino colorido pelo verde da Mata Atlântica, o azul do mar e as cores das portas e janelas de seus casarios coloniais marcam a cidade de Paraty. Situada a 250 km do Rio de Janeiro, a cidade é o local perfeito para quem quer descansar, mas continuar conectado. Seu centro histórico, que remonta ao período colonial, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Lá, veículos não podem transitar. Para conhecer a cidade, vá apenas de charrete ou a pé. As ruas formadas por pedras irregulares, conhecidas como pé-de-moleque, parecem não intimidar crianças nem idosos, que caminham com naturalidade e admiração pela cidade que respira cultura, artesanato e gastronomia.

Por Victor Maciel/Mtur

Nenhum comentário:

Postar um comentário