Cidades paraenses respondem por 3,9% das viagens no país em 2021 - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Cidades paraenses respondem por 3,9% das viagens no país em 2021


Destino foi o nono estado mais procurado pelos turistas domésticos no ano passado, segundo levantamento realizado pelo IBGE
WhatsApp Image 2022-07-08 at 16.12.46.jpeg

Crédito: Tiago Silveira/MTur

O estado do Pará está entre os mais procurados pelos turistas brasileiros em 2021. Foi o que apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Turismo, realizada pelo Ministério do Turismo e o IBGE. Segundo o levantamento, 3,9% das viagens feitas no país tiveram como destino as cidades paraenses.

Um dos principais destinos de turistas nacionais e internacionais, o estado do Pará guarda grandes tesouros turísticos em suas cidades. As cores, paisagens, cheiros e sabores de Belém (PA) encantam turistas e enchem de orgulho os moradores daquela que é conhecida como “Cidade das Mangueiras”, em razão do grande número de árvores da fruta espalhadas pelas ruas da capital paraense. Entre os cartões-postais mais conhecidos da cidade está o Mercado Ver-o-Peso, localizado as margens da Baía do Guajará, onde é possível comprar comidas típicas da região e ainda saborear o legítimo açaí, acompanhado de farinha d’água, farinha de tapioca e até camarão seco.

Outro destino no estado é a cidade de Salinópolis. A 220 km de Belém, o destino é famoso por seus rios e praias de água doce. Também chamada de Salinas, a cidade tem vários pontos turísticos, como as praias desertas na Vila de Cuiarana, o Lago da Coca-Cola e a Orla do Maçarico. A cidade é considerada um paraíso para os amantes do surfe e da prática de esportes náuticos. A Praia de Atalaia é uma das mais movimentadas da cidade, repleta de bares e restaurantes. No local, ainda é permitida a circulação de veículos.

Situada a 210 km de Belém, Bragança atrai pela beleza dos edifícios e casarões centenários do local, como o Forte do Caeté, construído em 1614. A cidade é conhecida por abrigar lindas ilhas, como a de Canela, famosa para quem pratica esportes radicais e mergulho. A cidade ainda possui uma das festas juninas mais tradicionais do Pará. O São João tem pé fincado na essência da cultura brasileira com cores e sabores da gastronomia paraense, quadrilhas, bois-bumbás e cordões de pássaros que levam para o palco e para as ruas muita dança, música e alegria.

A 182 km de Belém, Ourém é conhecida pela brincadeiras de Boi-Bumbá que embalam o mês de junho e pelo Festival da Canção. O município também é famoso pelos igarapés que cortam trechos dentro e nos arredores da cidade. Um dos principais da cidade é o das Pedras. As águas avermelhadas chamam a atenção dos visitantes. Lá, os turistas podem aproveitar restaurantes com cardápios variados. Além disso, o local oferta piscina para crianças, passeios de cavalo e contato com animais. Atrações não faltam para todos os tipos de turistas.

Por fim, listamos a Ilha de Marajó. Situada a 90 km de Belém, o destino é obrigatório para quem busca um roteiro exótico. O local abriga a famosa “Pororoca”, como é chamada a formação de gigantescas ondas causadas pelo encontro de águas fluviais e marítimas. A cidade ainda oferta praias como a do Araruna e a da Barra Vermelha. E se você quer um pouco de cultura, os turistas encontram na apresentação de carimbó um pouquinho do que o Pará tem a oferecer.

Por Victor Maciel/Mtur

Nenhum comentário:

Postar um comentário