Canaã: Aumento de focos de queimadas em julho acende alerta - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

domingo, 10 de julho de 2022

Canaã: Aumento de focos de queimadas em julho acende alerta


Equipes da SEMMA, Corpo de Bombeiros e brigadistas atuam no combate aos incêndios. Só na quinta-feira (07), foram registradas oito ocorrências.

O mês de julho trouxe calor e junto, o aumento de focos de incêndio em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), só nesta quinta-feira foram registradas oito ocorrências de queimadas.  A maior aconteceu no Morro das Antenas, na entrada da cidade.

A fumaça rapidamente tomou conta da paisagem e preocupou os moradores. Equipes da Semma, do Corpo de Bombeiros e da Brigada de Emergência iniciaram o combate às queimadas ainda no período da tarde. Devido a vegetação e o vento, o fogo rapidamente se espalhou. As equipes traçaram um plano emergencial de ação, e conseguiram controlar o fogo por volta das 19h30.

Segundo as apurações iniciais, o incêndio começou a partir de um curto-circuito elétrico. Também prestaram auxílio no combate às chamas equipes da Vale, do SAAE e da empresa Cidade Limpa.

Prevenção

O engenheiro florestal e coordenador de áreas verdes e Parque Veredas, Maiko Jordan Nunes Durães, ressaltou as ações de educação ambiental realizada junto à população local para que evitar situações que resultem em queimadas, por meio de fiscalização, combate e ações punitivas. “Esse trabalho que já vem desde 2017, 2018, a gente conseguiu reduzir e muito as queimadas, os focos de calor no município. Hoje se acumulam em sua grande maioria na zona urbana”, pontuou Durães.

Contato

A SEMMA pede à população que comunique imediatamente ao órgão e ao Corpo de Bombeiros, os focos de incêndio para que possam ser combatidos. O disk-denúncia da Semma é o (94)99126-7492 e o contato com os Bombeiros é feito no 193.

Fonte Blogue do Zé Dudu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário