Bolsonaro desembarca no Rio para convenção do PL neste domingo - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

domingo, 24 de julho de 2022

Bolsonaro desembarca no Rio para convenção do PL neste domingo

 


Bolsonaro desembarca no Rio para convenção do PL neste domingo

Veja o vídeo direto do Maracanãzinho

O PL faz neste domingo (24) a convenção nacional do partido para oficializar o presidente Jair Bolsonaro (PL) como candidato à reeleição e o ex-ministro da Defesa, Walter Braga Netto, como vice na chapa. O evento será realizado no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O mandatário deve chegar ao local acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro às 11h22. O horário foi definido para marcar o número do partido nas urnas, que é 22. Ele deve permanecer por apenas duas horas, apesar da previsão de encerramento do evento para 19h.

A convenção será repleta de simbolismos. O Maracanãzinho foi escolhido para transmitir um sentimento de vitórias ao público presente. Apesar de ter nascido Glicério (SP), Bolsonaro construiu toda a vida política no Rio de Janeiro. Entre 1989 e 2019, foi vereador da capital e deputado federal pelo estado fluminense. Na eleição presidencial em 2018, ele venceu nos dois turnos no Rio de Janeiro. Neste ano, pesquisas de intenção de voto em solo fluminense mostram que há empate técnico entre ele e o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.


Bolsonaro também terá protagonismo no palco e será, até o momento, o único a fazer discurso. A primeira-dama Michelle Bolsonaro também foi convidada a falar aos presentes, mas ainda não confirmou se o fará. A ideia da presença de Michelle, a exemplo de outras agendas, é reforçar a “defesa da família”, tese colocada como bandeira pelo clã Bolsonaro, além de da preocupação com o eleitorado feminino.
A dupla sertaneja Mateus e Cristiano irá se apresentar depois do discurso de Bolsonaro. Os cantores são os mesmos que gravaram o jingle da campanha, que será interpretado na convenção. A canção “Capitão do Povo”, feita pela dupla, exalta o presidente e diz que Bolsonaro “é de Deus” e “a salvação do Brasil”, além de defender a família e citar o lema bolsonarista “Brasil acima de tudo e Deus acima de Todos”.

Os portões do Maracanãzinho estarão abertos ao público em geral. Inicialmente, o PL permitiu a retirada de ingressos pela plataforma Sympla, mas após a estratégia de grupos de esquerda de retirar convites para esvaziar o evento mudou os planos. Agora, os organizadores afirmaram que os portões estarão abertos a quem quiser ir, sem a exigência de retirada prévia de ingresso.

Apoiadores do presidente poderão entrar até a lotação do ginásio, que tem capacidade de acomodar 13.613 pessoas. Para quem não conseguir entrar, será instalado um telão do lado externo do Maracanãzinho. Dentro do ginásio esportivo, a equipe da campanha deve instalar, ainda, uma cabine para que jovens façam vídeos para redes sociais, a exemplo do TikTok.

Bolsonaro lança a candidatura em meio ao clima de tensão com a Justiça Eleitoral por ataques reiterados ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas. O presidente discursa que quer “transparência” e “eleições limpas” com acusações já desmentidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Recentemente, em 18 de julho, ele reuniu embaixadores para disparar novos ataques ao processo a embaixadores estrangeiros, o que gerou reação de nações que declararam a integridade do sistema eleitoral brasileiro.

TBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário