Assinada a ordem para o estudo do novo aeroporto em Canaã dos Carajás, no Pará - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Assinada a ordem para o estudo do novo aeroporto em Canaã dos Carajás, no Pará




Imagem meramente ilustrativa

A prefeitura de Canaã dos Carajás, no interior do estado do Pará, informou nesta última quarta-feira, 6 de julho, mais um passo rumo à consolidação da construção do aeroporto do município.

Durante a manhã da quarta, a prefeita Josemira Gadelha assinou a ordem para o estudo de viabilidade da obra, com a presença do superintendente de Engenharia da Infraero, Bruno Velloso.

Com isso, a partir de agora, serão realizadas etapas importantes para a realização da obra, como o levantamento topográfico da área – que já deve ser iniciado nas próximas semanas -, análise de custos, proposta de implantação e viabilidade do solo.

Geam Meirey, secretário de Planejamento, lembrou que todas as etapas do processo estão sendo discutidas com a Infraero, que tem expertise para garantir a segurança de uma operação viável. Após os estudos de viabilidade, serão firmados novos contratos para os processos de engenharia (projeto), construção e gestão do aeroporto.

A prefeita Josemira definiu a data como “memorável”. “Estamos dando os primeiros passos para esse sonho, sabemos que são muitas etapas, mas vamos superá-las”, disse. Já o vice-prefeito Zito Augusto definiu o aeroporto como mais um instrumento para consolidar Canaã como “uma cidade estratégica para a região”.

A evolução das tratativas

A prefeitura de Canaã dos Carajás e a Infraero haviam iniciado em março de 2021, em uma reunião virtual, as conversas para o projeto de construção do aeroporto comercial no município.

Na ocasião, participaram do encontro online o consultor de Negócios da Infraero, Eduardo Rizzoto, e o coordenador de Novos Negócios, Michael Noleto.

A implementação do aeroporto é um compromisso de campanha da prefeita Josemira e tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do município e da região, ajudando a gerar empregos e renda.

Depois, em outubro de 2021, em mais um passo rumo ao projeto de construção do aeroporto do município, a prefeita esteve em Brasília, na sede da Infraero, onde foi feita uma apresentação de uma proposta de desenvolvimento do aeroporto.

“Esse é um dos primeiros passos para a realização desse grande empreendimento em Canaã”, afirmou a prefeita Josemira naquele momento.

A construção do aeroporto em Canaã é um dos focos da gestão para transformar Canaã em um polo logístico e de desenvolvimento em toda a região.

Fundada em 1982 e a 765 km da capital paraense Belém, Canaã dos Carajás tem população estimada de 38.103 habitantes em 2020, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É um município com expressiva indústria de extração mineral, tendo acumulado, em função desta atividade, uma considerável renda per capita, a maior do Pará.

Imagem: Google Earth

Informações da Prefeitura de Canaã dos Carajás

Por
Murilo Basseto
Aeroin

Nenhum comentário:

Postar um comentário