STF cogita acionar GLO durante manifestações de 7 de Setembro - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quinta-feira, 16 de junho de 2022

STF cogita acionar GLO durante manifestações de 7 de Setembro

O Supremo Tribunal Federal (STF) está se preparando para as manifestações no feriado de 7 de setembro. Para a Corte, os atos deste ano, serão mais radicais e violentos  do que as do ano passado, em razão das eleições de outubro.

Segundo o colunista Rodrigo Rangel, do portal Metrópoles, as equipes estão trabalhando no planejamento de um esquema especial de proteção dos prédios que fazem parte do complexo do tribunal, na Praça dos Três Poderes.

As equipes trabalham em coordenação com as forças de segurança pública, em especial a Polícia Militar do Distrito Federal.

Ainda de acordo com o jornalista, para Fux, é necessário evitar que se repitam situações como as do ano passado, quando caminhoneiros apoiadores do presidente Jair Bolsonaro romperam os bloqueios montados pela polícia e avançaram para a Esplanada dos Ministérios – eles conseguiram se aproximar do edifício-sede do Supremo.

Em conversa recente, o Fux disse que, caso haja violência, será preciso baixar um decreto de GLO, sigla para Garantia da Lei e da Ordem, medida excepcional que permite às Forças Armadas atuarem na contenção de distúrbios, relata Rangel.

A depender da situação, diz Fux, a medida pode ser decretada pela própria Corte.

Fonte Gazeta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário