Semas abre prazo para confirmação de inscrições nos esportes da Semana do Meio Ambiente - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

terça-feira, 31 de maio de 2022

Semas abre prazo para confirmação de inscrições nos esportes da Semana do Meio Ambiente


Corrida, caminhada, passeio ciclístico e trilha sensorial estão previstas para acontecerem neste sábado (4), no Parque Estadual do Utinga, em Belém 


Para confirmar a inscrição nas modalidades desportivas da Semana do Meio Ambiente é preciso entregar ração para animais silvestres

Foto: Ascom / Semas

Mais de 800 pessoas se inscreveram na programação esportiva da Semana do Meio Ambiente 2022 que ocorrerá no Parque Estadual do Utinga, no próximo sábado, 4. Os candidatos pré-inscritos na corrida, caminhada, passeio ciclístico ou trilha sensorial, da Semana do Meio Ambiente, podem efetivar sua inscrição a partir desta segunda-feira (30) até a próxima sexta-feira (3), por meio da entrega de ração para animais silvestres, na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), de 9h às 16h.

A Semana do Meio Ambiente 2022 é promovida de forma integrada pela Semas em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com apoio do Sebrae/Pa.

O objetivo da ação é arrecadar ração para os animais silvestres recebidos pela Semas e que são encaminhados para instituições parceiras. O prédio da Semas está localizado na Travessa Lomas Valentinas, 2.717, bairro do Marco.

Foto: Ascom / Semas

Segundo informado no e-mail de confirmação de pré-inscrição, enviado para as pessoas que preencheram a ficha das modalidades esportivas do evento, o participante terá sua inscrição validada mediante a entrega de ração para animais silvestres, adequada para espécies dos grupos de passeriformes (curió, por exemplo), psitacídeos (papagaios, araras, periquitos), quelônios (jabutis, tartarugas) e primatas.

O material arrecadado será destinado para animais resgatados em situação de cativeiro pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) recebidos pela Semas, assim como os animais entregues voluntariamente para a Secretaria pela população.

Esses animais acolhidos pela Semas são encaminhados para os hospitais veterinários da Universidade Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade Federal do Pará (UFPA), onde passam por avaliações de saúde. "A arrecadação de ração é para que esses animais sejam encaminhados junto com as rações, para que possam ser supridos no tempo que ficarem no processo de recuperação", explica Brenda Hachem, coordenadora de sustentabilidade da Semas e integrante da comissão organizadora do evento.

Isabela estuda pedagogia e atua como estagiária na Semas, ela participará na modalidade caminhada e considera a iniciativa importante para a recuperação dos animais silvestres, assim como para sua trajetória acadêmica e profissional. "Como futura docente, vou poder contribuir quando estiver exercendo a profissão, ensinando crianças e qualquer outra pessoa que passar pela minha vida sobre a preservação e conservação do meio ambiente, que é o lugar onde nós vivemos, então temos que ter consciência de cuidar de cada parte desse lugar", enfatiza a estudante.

Outra participante da programação esportiva é Sheila Silva, assistente administrativa da Diretoria Administrativa e Financeira da Semas. "Já tinha participado de outras atividades, de outros projetos da Semas, e como todos, esse é muito importante. Um projeto como esse é muito satisfatório. Eu acredito que a ajuda de todos nós é fundamental", fala a servidora.

SERVIÇO

A ração para animais silvestres deve ser entregue na sede da Semas (travessa Lomas Valentinas, nº 2717), de 9h às 16h. Na entrega, o participante receberá um kit do evento contendo camisa, sacola e pulseira do evento.

Programação:

Horários de largada
6h - corrida
7h - passeio ciclístico 
8h - caminhada 
9h - Trilha Sensorial “Sentindo a natureza”
Local: Trilha do Patauá (PEUT).

Por Aline Saavedra (SEMAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário