MTur comemora os dois anos da transformação da Embratur em Agência - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quinta-feira, 26 de maio de 2022

MTur comemora os dois anos da transformação da Embratur em Agência


Balanço do período, marcado por forte parceria com o Ministério do Turismo, inclui a promoção do mercado interno durante a pandemia e a posterior retomada da divulgação de atrativos nacionais no exterior .

Esta quarta-feira (25.05) marca o aniversário de uma data histórica para o turismo nacional. Há dois anos, com a sanção da Lei nº 14.002/2020 pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, a Embratur era transformada na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, uma antiga demanda do trade turístico. A medida permitiu a captação de recursos privados ao agora Serviço Social Autônomo, reforçando a atuação da Agência.

Por decisão do Congresso Nacional, durante o estado de calamidade pública, em função da pandemia de Covid-19, e seis meses após o fim da medida, a Embratur - originalmente dedicada à promoção do país no exterior - focou sua atuação no mercado interno, alinhada ao Ministério do Turismo. Uma das ações do período foi a campanha publicitária “Ser Brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível e seguro” que alcançou mais de 600 milhões de visualizações.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, parabeniza a Embratur pelo trabalho desenvolvido e enaltece a parceria com a Agência. “O Ministério do Turismo e a Embratur nunca estiveram tão próximos quanto no governo do presidente Jair Bolsonaro e esse trabalho conjunto garante ótimos resultados. É com esse alinhamento que vamos trabalhar para que o turismo brasileiro retome o desempenho do período pré- pré-pandemia e tenha plenas condições de continuar crescendo”, adianta.

O trabalho da Embratur também incluiu quatro press trips com jornalistas e influenciadores nos estados de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. A iniciativa resultou em 150 milhões de impactos e garantiu uma economia de R$ 800 mil por ter sido feita com apoio do trade turístico nacional.

Além disso, a Embratur participou de grandes feiras do setor, como a São Paulo Boat Show (SP), o Festival das Cataratas (PR) e o Festuris Gramado (RS).

“Encaramos essa mudança temporária de missão e contamos com o apoio e a parceria do MTur até podermos voltar a atuar no exterior. Foi um período desafiador, mas de muito trabalho e resultados. Agora, estamos 100% focados novamente em apresentar as maravilhas do nosso país para os estrangeiros e ampliar cada vez mais o fluxo de viajantes que vêm conhecer o Brasil”, destaca o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, simbolizaram o retorno da promoção internacional do Brasil pela Embratur. Com foco na divulgação do ecoturismo e da isenção de visto a visitantes japoneses, a ação da Agência no evento somou 4,5 milhões de impactos na internet e em mídia exterior entre julho e agosto. A Embratur também voltou a promover road shows e esteve em oito países europeus: Portugal, Espanha, Alemanha, França, Finlândia, Dinamarca, Noruega e Suécia.

PROMOÇÃO - A Agência pôde, ainda, voltar a marcar presença nas principais feiras de turismo do mundo e realizar campanhas em mercados estratégicos. A Embratur esteve presente na FITUR Madri, primeira feira internacional promovida durante a pandemia, e na Expo Dubai 2020, nos Emirados Árabes, onde, em parceria com a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) teve um dos cinco estandes mais visitados.

A Agência também organizou campanhas internacionais. No mercado latino, a “Uno, dos, três, Brasil!” apresentou o país como possível destino de verão, totalizando 1,4 bilhão de impactos. Já nos Estados Unidos, a ação “Brazil is visa-free. Come visit!” divulgou a isenção de visto a norte-americanos, o que gerou US$ 5,7 milhões em viagens ao Brasil a partir dos EUA e aumentou em 78% as buscas pelo termo “visitbrasil” na comparação com o mesmo período de 2021 AGENDA - Até o fim de 2022 a Embratur tem programadas várias ações e participações em feiras. Desde a última terça-feira (24) é veiculada a campanha “Visit Brazil. A wow experience” que, de forma descontraída, utiliza interjeições norte-americanas de forma a posicionar o Brasil como o melhor destino aos americanos. Nos próximos 30 dias, a Agência vai trabalhar a marca Brasil em Nova Iorque, Los Angeles, Dallas, Houston e Washington.

Entre maio e junho, a Embratur estará presente na IMEX Frankfurt, na Alemanha, e na FIEXPO Latin America, no Panamá. Recentemente foram realizadas duas press trips com influenciadores da Espanha e jornalistas do Paraguai e do Chile, passando pela Rota das Emoções (Maranhão, Piauí e Ceará), Pernambuco e o Vale do São Francisco. No fim do ano, a Copa do Mundo da FIFA, no Catar, também será aproveitada como oportunidade de divulgação do país.

Por André Martins Mtur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário