Eclipse lunar total acontece de hoje para amanhã, a partir das 22h30 - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

domingo, 15 de maio de 2022

Eclipse lunar total acontece de hoje para amanhã, a partir das 22h30


A partir das 22h30 deste domingo, 15, o Pará inteiro poderá ver a olho nu o eclipse lunar que será visto em toda a América do Sul, especialmente no território brasileiro. Se a chuva e as nuvens continuarem, a cidade de Belém, mais uma vez, ficará sem observar o fenômeno que será o único deste ano que poderá ser visto nesta região com mais clareza, informou a Universidade Federal do Pará por meio do Núcleo de Estudos Astronômicos, cuja equipe está preparada para observar cada passo do eclipse.
Nesta oportunidade, de hoje para madrugada de amanhã, segunda-feira, 16, ocorrerá um alinhamento entre Sol, Terra e Lua. No momento em que a Lua passar pela sombra da Terra, o eclipse será total.
Parceria entre o Centro de Ciências e Planetário da Universidade do Estado do Pará -  e o Clube de Astronomia do Pará - CAP proporcionará a observação do fenômeno, a partir das 21h30 até às 03h.
Por conta do plano orbital da Lua ser inclinado em 5 graus em relação ao plano da eclíptica, as temporadas de eclipses ocorrem a cada 173 dias, porém não exatamente a cada meio ano. Reginaldo Corrêa, técnico em física do Centro de Ciências da Uepa, explica que em cada temporada acontecem até três eclipses, em um ano no mínimo dois, e no máximo, sete, sendo cinco eclipses solares e dois lunares ou quatro solares e três lunares.
A duração máxima de um eclipse total solar, nas circunstâncias mais apropriadas, não é superior a 7 minutos e 58 segundos em um lugar central. Já a duração máxima de um eclipse lunar total é de, aproximadamente, 1h40min. “O eclipse que ocorrerá de domingo para segunda terá duração de, aproximadamente, 1h26min na sua fase de totalidade”, afirma o pesquisador.
Com inscrições gratuitas, todas as vagas ofertadas para os interessados em acompanhar o evento no Planetário já foram preenchidas.
Imagrem: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário