Data celebra hoje os sanfoneiros de todo o país - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Data celebra hoje os sanfoneiros de todo o país

Está chegando uma das épocas mais aguardadas do ano. Após uma pausa de dois anos, os festejos juninos estão voltando com força total. E um dos principais responsáveis por ditar o ritmo do “dois pra lá, dois pra cá” são os sanfoneiros que celebram, neste 26 de maio, o Dia Nacional do Sanfoneiro.

Este é o segundo ano de comemoração da data, instituída pela lei 14.140/21, sancionada pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. A data é uma homenagem a um dos mais importantes músicos do país: Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca, paraibano de Itabaiana que nasceu em 26 de maio.

“O reconhecimento deste pilar da cultura brasileira, que é o sanfoneiro, reforça o compromisso do governo federal com a nossa cultura e com a preservação das nossas tradições. Ações como esta honram os grandes expoentes de nossa cultura e são resultado do excelente trabalho do meu antecessor, Gilson Machado Neto, e do apoio irrestrito do presidente Bolsonaro”, afirmou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

PATRIMÔNIO IMATERIAL

Em dezembro de 2021, as Matrizes Tradicionais do Forró foram oficialmente reconhecidas como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. O título foi entregue em evento no Palácio do Planalto pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

De acordo com o Iphan, as Matrizes Tradicionais do Forró são uma forma de expressão multimodal, cujo núcleo é a performance social de um leque de tipos de música e dança. O Forró, desde seus primeiros registros conhecidos no início do século 20, remete à festa popular e a palavra assumiu também o sentido de um tipo específico de música, cantada ou instrumental.

Com letras inspiradas no universo do homem sertanejo, o Forró nasceu no país há mais de um século e tem movido multidões por onde é tocado. Foi a partir da década de 50, com Luiz Gonzaga, um dos maiores nomes do ritmo, que o Forró deslanchou e gerou diversos outros segmentos, como o Forró Eletrônico, o Pé de Serra e o Universitário. Foi também do astro nordestino que originou o Dia Nacional do Forró, celebrado no dia 13 de dezembro, aniversário do músico.

 

Por Lívia Nascimento/Mtur


Nenhum comentário:

Postar um comentário