Com o tema “O Poder dos Museus”, Semana Nacional de Museus celebra 20 anos com atividades pelo país - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Com o tema “O Poder dos Museus”, Semana Nacional de Museus celebra 20 anos com atividades pelo país


Ao todo, são 2.587 eventos programados em 877 museus de 26 estados brasileiros. Veja o mais próximo de você e programa-se!
Um dos principais eventos artísticos e culturais do país, a Semana Nacional de Museus celebra a sua 20ª edição repleta de atividades como shows, teatros e exposições, que refletem a importância libertadora destes espaços. Sob o tema “O Poder dos Museus”, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, apoia a realização de 2.587 eventos e 877 museus de 26 estados, como no Museu Imperial (RJ) e no da Inconfidência (MG). O número de participantes é maior do que o registrado na última edição, quando foram realizados 1.700 eventos em 660 museus.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, ressaltou a importância destas celebrações pelo país. “As pesquisas apontam que a nossa cultura e história são alguns dos principais atrativos que os turistas nacionais e estrangeiros buscam quando visitam os nossos destinos. É de extrema importância comemorar esta semana que marca o Dia Mundial dos Museus e a importância destes espaços para o nosso país”, pontuou.

Além de shows, teatros e exposições, a Semana Nacional de Museus promoverá até o próximo domingo (22.05) seminários, sessões de cinema, visitas mediadas, debates, workshops, festivais e lançamentos de livros nos principais espaços do país. Entre os eventos está a exposição “Brasil decolonial – outras histórias” que será acontece nesta quinta-feira (19) no Museu Histórico Nacional. A mostra apresenta um conjunto de 17 intervenções textuais e artísticas sobre temas e objetos relativos à diáspora africana na história do Brasil.

O Museu da Inconfidência, em Minas Gerais, também realiza atividades para celebrar a semana. Nos dias 20 e 21, o espaço ofertará palestra sobre o sítio arqueológico Sambaquis e explanação a gestores de instituições parceiras e público em geral sobre os protocolos e procedimentos de solicitações e parcerias junto ao Iphan. Além disso, será lançado o livro “Uma aventura na Terra dos Sambaquieiros, os primeiros habitantes de Niterói”, obra gratuita destinada ao público infanto-juvenil que objetiva apresentar a região oceânica de Niterói. Os visitantes ainda poderão conferir oficinas de dança do carimbó e de audiodescrição: uma experiência inclusiva com artefatos e apetrechos relacionados à pesca artesanal.

A programação consolidada da Semana Nacional de Museus (por estado e por cidade) está disponível AQUI.

DIA INTERNACIONAL - Há 45 anos, a escolha do tema para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Nessa data, o evento convida os museus, os profissionais e comunidades museais a criar, a imaginar e a compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário