Brasil tem dois aeroportos entre os 10 melhores do mundo em ranking alemão - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

terça-feira, 31 de maio de 2022

Brasil tem dois aeroportos entre os 10 melhores do mundo em ranking alemão





Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, um dos 10 melhores – Imagem: Google Earth

Os Aeroportos de Curitiba/Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), e de Viracopos, em Campinas (SP), ficaram entre os dez mais bem avaliados em um ranking que avaliou a qualidade de 132 terminais aéreos em todo o mundo em maio. Já o terminal Humberto Delgado, em Lisboa, Portugal, ficou em último lugar na mesma avaliação.

O responsável pelo ranking é a AirHelp, empresa alemã que presta serviços jurídicos para passageiros de todo o mundo. O ranking é baseado exclusivamente na avaliação dos passageiros, que opinam sobre pontualidade, alimentação, lojas e serviços aeroportuários em geral.

Dos 10 pontos possíveis, o aeroporto da Curitiba registrou 8,37 e ficou em quarto lugar. Já Viracopos somou 8,25 e ocupa a décima colocação. Na outra ponta, o aeroporto da capital portuguesa obteve uma avaliação geral de 5,76 pontos. O aeroporto brasileiro com pior avaliação foi o internacional de São Paulo, em Guarulhos, que obteve 7,76 pontos e ficou na 45ª colocação.

Para a avaliação, o critério de maior peso foi a performance em pontualidade, responsável por 60% dos pontos. Outros parâmetros analisados foram qualidade do serviço (20% dos pontos) e qualidade do varejo – alimentação e lojas (20% dos pontos).

Outros grandes aeroportos do mundo também ficaram mal posicionados na pesquisa. Entre as dez piores infraestruturas aeroportuárias no mundo, a AirHelp informa que oito delas se situam no continente europeu: Lisboa, Eindhoven, Bucareste, Malta, Manchester, Paris, Porto e Londres.

Já nas primeiras colocações, o Hamad International Airport, em Doha, no Qatar, foi escolhido o melhor do mundo, com uma pontuação geral de 8,39 em 10. Em seguida está o Tokyo International Airport, em Tóquio, no Japão, com 8,38 pontos,  e o Athens International Airport, em Atenas, na Grécia, também com 8,38.

Viracopos comenta o resultado

Aeroporto de Viracopos – Imagem: Google Earth

Segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, a nota total de 8,25 é composta por nota 8,4 para pontualidade, 8,2 para qualidade do serviço e 7,9 para qualidade do varejo.

“Este reconhecimento de agora se soma a outra conquista importante deste ano pelo Aeroporto de Viracopos, que foi eleito, pela terceira vez, o Melhor Aeroporto do Brasil na pesquisa Aviação + Brasil da Secretaria de Aviação Civil (SAC). O mais importante é que parte do estudo considera a manifestação espontânea dos passageiros, que são o nosso foco”, disse o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.

O diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, também destacou a importância do levantamento da AirHelp. “O levantamento demonstra mais uma vez que Viracopos está no caminho correto, que é o de promover melhorias contínuas da prestação de serviços aos nossos clientes”.

Por

Fabio Farias


Informações da AirHelp e da Aeroportos Brasil Viracopos

Nenhum comentário:

Postar um comentário