Família Schürmann traz a expedição ambiental 'Voz dos Oceanos' a Belém - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Família Schürmann traz a expedição ambiental 'Voz dos Oceanos' a Belém


A família, que singra os mares há décadas, quer conscientizar a população sobre os riscos do descarte irregular de plástico

Primeiro estado da Amazônia a receber a expedição da família Schürmann, o Pará está integrado à iniciativa global "Voz dos Oceanos", que tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Há décadas navegando pelos oceanos, a família Schürmann lidera uma expedição marítima voltada ao desenvolvimento de ações socioambientais e à conscientização sobre a poluição de plásticos nos mares. Nesta segunda-feira (21), em coletiva à imprensa na Estação das Docas, em Belém, membros da família falaram sobre a ação em território paraense, que tem o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur).

"Os oceanos estão pedindo socorro, e nós precisamos fazer alguma coisa. Precisamos diminuir o consumo de plástico e conscientizar as pessoas. Estamos fazendo uma grande mudança no mundo inteiro. Esperamos que as pessoas se engajem nesse propósito; que cada um faça sua parte para um mundo melhor", disse o capitão Vilfredo Schürmann aos jornalistas.

Membro da expedição, Wilhelm Schürmann - filho de Vilfredo e Heloisa Schürmann -, falou aos jornalistas sobre a sustentabilidade do veleiro Kat, que acompanha a família. O Pará terá 11 dos 65 destinos nacionais e internacionais do projeto. De Belém, a tripulação segue para Limoeiro do Ajuru, Curralinho, Breves, Chaves, Gurupá, Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Santana do Tapará, e Alter do Chão - os dois últimos no município de Santarém, na região Oeste. A família já passou pelo município de Soure, no Marajó.

O secretário de Estado de Turismo, André Dias, destacou que o Governo do Pará vem investindo no turismo de base sustentável, com o objetivo de garantir o desenvolvimento das comunidades tradicionais com respeito à biodiversidade.

Trabalho nas praias - "Do ponto de vista ambiental, nós, enquanto Secretaria de Turismo do Estado, já fazemos um trabalho de conscientização ambiental nas praias do Estado para que possamos dar uma destinação correta aos resíduos, e para que esses materiais não sejam despejados em nosso oceano. Desde 2019, também estamos fazendo um trabalho importante de turismo náutico, a fim de trazer, cada vez mais, turistas em seus veleiros para que desbravem nossos rios. O nosso principal atrativo turístico, além do povo, é a floresta amazônica", disse o titular da Setur.

Ainda na Estação das Docas, a família de velejadores assistiu ao show do Grupo Arraial do Pavulagem. Em seguida, os integrantes foram à Igreja de Santo Alexandre, no centro histórico de Belém, e assistiram a um videomaping em homenagem ao projeto.

Nesta segunda-feira, importantes referências turísticas de Belém, como a Estação das Docas e o Theatro da Paz, ganharam iluminação especial para incentivar a conscientização e o engajamento da população no combate à poluição dos oceanos. A programação conta ainda com visita à Usina da Paz, na Cabanagem, para levar a missão do Projeto " Voz dos Oceanos" às crianças atendidas no grande complexo de cidadania.

"Cada um de nós é responsável por esse oceano ou esse rio que estamos vivendo. Hábitos simples podem diminuir a utilização de plásticos", completou Heloisa Schürmann.

Visita a Soure - No último dia 14 de fevereiro, a Família Schürmann foi recebida por integrantes da Setur e da prefeitura local em Soure, no Arquipélago do Marajó. Durante a programação, a equipe do projeto realizou o reconhecimento e a captação de imagens na área da Praia Barra Velha, e teve a oportunidade de registrar peças de cerâmica marajoara e conversar com artesãos locais para conhecer mais da produção regional, cultura e das vivências da população.

A programação para cada ponto de parada do veleiro ainda está sendo elaborada, levando em consideração as características de cada local visitado.

"É uma enorme satisfação para o governo do Estado receber a família Schürmann, conhecida internacionalmente, e que faz um lindo trabalho de conscientização ambiental sobre a não utilização e despejo de plásticos nos oceanos. No Pará, eles são um incentivo na conscientização da nossa população", frisou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Mauro Ó de Almeida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário