Ventania, risco de temporais, chuva e pouco calor pelo sul - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Ventania, risco de temporais, chuva e pouco calor pelo sul



   Em fim desta vez, a Meteorologia acertou em cheio, e tudo o que era previsto para este Domingo 28/11, se confirmou. As Instabilidades decorrentes a FF, junto a Baixa Pressão Atmosférica, foram mais intensas entre Paraguai, interior Paranaense, Catarinense e Noroeste Gaúcho, justamente onde continha riscos de temporais.
   Porém diferente do comum, quando se tem Sistema Frontal avançando, essa foi extremamente rápido, com duração de poucas horas e o sol já estava retomando a cena, porém refrescou bem, e até sentiu-se um leve friozinho.
   A pergunta do momento é: Ainda vem chuva?
Acompanhe o que se prevê a Meteorologia, para esta Segunda-feira 29/11.

PR: Ao que tudo indica, as nuvens vão aumentar novamente ao longo desta madrugada e manhã, e não só o dia deve amanhecer com céu fechado, como também prevê chuvas, que já podem iniciar antes do clarear, isso tudo para as Regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Já do Norte ao Leste, o sol intercala com nuvens.
   Ao longo do dia, a medida que as Instabilidades vão avançando para a faixa Norte e Leste, o tempo vai firmando no Meio-Oeste e Centro-Sul, com sol dominado.
   
SC: O dia promete começar nublado, em quase todo o Estado. As nuvens que atuam, devem ficar um pouco mais carregadas, e porisso há chance de chuvas.
   A tendência é de que, as chuvas podendo iniciar em parte do Oeste, entre a madrugada e manhã, vão avançando pelo resto do Estado, ao longo do dia, enquanto o sol vão reinando na faixa que as nuvens se afastam.
   A condição de Instabilidades é baixa, mas podendo ser bem isolada, entre a Capital Floripa até o Litoral Sul, com aberturas de sol ao longo do dia.
   Não descarta risco de temporais pontuais, entre o Norte e Litoral Norte, especialmente durante a tarde.

RS: O dia será de sol entre variação de nuvens, com períodos de céu encoberto, mesmo onde o céu pode amanhecer limpo.
   Devido a Baixa Pressão Atmosférica avançar para o Mar, e se originar em um novo Ciclone Extratropical, seus ventos jogarão umidade para o continente, alimentando as nuvens. Sendo assim, eventos de chuvas fracas ou garoa, são previstas a qualquer momento, em parte do Sul, Área Central e Litoral Sul. No período da madrugada, pode ocorrer precipitações fracas, entre o Leste, Norte, Missões, Serra e Litoral, inclusive na Capital POA.

FORMAÇÃO DE CICLONE EXTRATROPICAL, PROVOCARÁ VENTANIA

   Conforme o Sistema de Baixa Pressão Atmosférica, se desloca para o Mar, se transformará em um Ciclone Extratropical, e provocará ventos moderados á fortes, especialmente no RS.
   Os ventos no Estado Gaúcho, podem ser de 60 á 75 km/h, entre a faixa Central, Leste e Litoral. No geral, devem oscilar acima dos 40 km/h, pelas Regiões.
   O vento também será sentido, porém em menor velocidade, entre o Norte, Norte Pioneiro, Campos Gerais, Centro-Sul, Leste e Litoral do PR, Norte e Centro-Leste de SC, variando entre 40/50 km/h. No interior dos dois Estados, não deve-se notar mais de 35/40 km/h.
   Nas Serras, as rajadas podem ir de 50 km/h pra cima, em alguns pontos.
 - Nas Capitais prevê:

64 km/h em POA;
40 km/h em Floripa;
47 km/h em Curitiba.

TEMPERATURAS: A manhã só promete começar, com 20 C pra cima, no Litoral Gaúcho, Litoral Catarinense, Noroeste e Norte do PR. Nas outras Regiões, abaixo dessa marcação.
   Já a tarde, aquece pouco comparado aos últimos dias, com Máximas entre 28/30 C, no Oeste e Noroeste do PR, e no Litoral de SC. Já no RS, a mais alta prevê em Uruguaiana, com até 27 C.
- POA e Curitiba, máxima de 25 C, enquanto Floripa desta vez lidera, com 28 C.

PREVISÃO ELABORADA SEM FINS LUCRATIVOS, APENAS COM O INTUITO DE INFORMAR E ALERTAR.

Elaboração: Giovani Patzlaff.
INF.MET. Windyty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário