Jornalista Nildo Magalhães conhece a Tribo Indígena Dessana Tukana no Amazonas. - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Jornalista Nildo Magalhães conhece a Tribo Indígena Dessana Tukana no Amazonas.



 
Após visitar vários atrativos turísticos do Amazonas ,  o também conciliador esteve na Aldeia Tupé, o lar dos índios da etnía dessana que só pode ser acessada por meio do rio e é ponto de parada de alguns dos passeios turísticos de barco que partem de Manaus em direção à várias ilhas daquela região.  
Andando pela aldeia, pôde observar como eles vivem . hoje, os índios vivem de forma diferente no aspecto de sobrevivência e o turismo é a principal fonte de renda daquela tribo.
Dentro da oca principal, o pajé dá as boas-vindas a todos os visitantes e oferece uma breve explicação sobre as origens e o modo de vida dos nativos que vivem ali. Os dessanos são originalmente da região do Alto Rio Negro e falam o idioma Tukano, que engloba dialetos de diversos povos e que é o idioma comum para a comunicação entre diferentes tribos da mesma parte do estado.
Durante a apresentação, Nildo pôde  observar às diferentes danças ritualísticas que, na cultura dessana, representam a criação do mundo e a origem dos povos indígenas, assim como o uso de instrumentos sagrados .
No encerramento da apresentação, o pajé explica que durante as festividades que envolvem visitas entre tribos, se dança durante um dia inteiro e os homens locais convidam as mulheres visitantes para dançar assim como, as mulheres do local fazem o mesmo com os homens visitantes. Como gesto de hospitalidade, convidam a todos para a dança, dessa mesma maneira.
É muito legal poder interagir com povos que vivem de uma forma tão diferente da nossa - apesar de sermos todos do mesmo país, que é tão diverso e tão rico em cultura  disse o Jornalista Nildo.
Nildo Magalhães é
Jornalista e  
Concilador de Justiça CAMAB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial