Bairro do Guamá recebe Caravana de Cidadania e Direitos Humanos da Sejudh - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

domingo, 14 de novembro de 2021

Bairro do Guamá recebe Caravana de Cidadania e Direitos Humanos da Sejudh


A manhã deste domingo (14) foi marcada por uma série de serviços prestados pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), durante a Caravana de Cidadania e Direitos Humanos realizada na Praça Benedito Monteiro, no bairro do Guamá, em Belém. Emissão de documentos, orientação jurídica, serviços do Procon, exames de saúde e outros serviços foram prestados à população.

A ação contou com a parceria da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), Secretaria de Saúde de Belém (Sesma), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Sindicato dos Cabeleireiros, Sinthosp, Fetracom-PA/AP e UGT/PA.

Segundo o titular da Sejudh, José Francisco Pereira, o governo do Estado quer diminuir o número de pessoas sem a cédula de identidade no Pará. De acordo com o secretário, há cerca de meio milhão de paraenses sem documentos, número que deve diminuir depois dessas ações da Caravana de Cidadania e Direitos Humanos, que está sendo levada a todos os 144 municípios paraenses. "Estamos oferecendo oportunidades para toda a população receber serviços gratuitos e sem tanta burocracia, numa manhã de domingo, sem que ninguém prejudique seu dia útil de trabalho", disse José Francisco.

José Carlos Pereira, morador do bairro do Guamá, destacou a importância da realização da Caravana no bairro do Guamá. "É uma ação ótima ofertada pelo Governo do Estado para minimizar as necessidades dos moradores do bairro. Fui muito bem tratado e recebido pelos profissionais que estão atendendo", destacou.

Fátima Maria de Sousa é moradora do Guamá há mais de 50 anos. Ela disse que há um bom tempo precisava tirar uma nova carteira de identidade. Quando soube da ação no bairro do Guamá, aproveitou a oportunidade. "Eu acho muito importante porque a gente necessita de documento e aqui tá sendo muito rápido para nós conseguirmos", afirmou.

Orientação Jurídica - Além dos serviços de cidadania, quem esteve na Praça Benedito Monteiro, à procura de informações jurídicas também foi atendido. Foi o caso de Ronan Sodré. "Foi ótimo porque consegui esclarecimentos sobre um processo que está correndo na justiça", disse.

Direito do Consumidor - Ainda segundo o secretário da Sejudh, é muito importante nessas ações a presença da equipe do Procon, pois cobranças abusivas na conta de energia são as campeãs de denúncias, ao lado de outros abusos como venda de equipamentos domésticos e eletroeletrônicos com defeitos.

"Estamos aqui com diversos parceiros, PM, Guarda Municipal, funcionários públicos do Estado e do Município, voluntários, sindicalistas e outros. Nosso objetivo é chegar cada vez mais perto do cidadão, com prestação de serviços e é o que estamos fazendo neste momento", concluiu José Francisco Pereira.

*Com informações da equipe de comunicação do secretário José Francisco Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial