Alerta para tempestade no Sul do País - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Alerta para tempestade no Sul do País




   Nesta Quinta 25/11, a passagem de um Sistema de Baixa Pressão Atmosférica entre Uruguai e RS, o qual se originará um Ciclone Extratropical ao adentrar o Mar, vai jogar grandes nuvens carregadas sobre RS, e consequentemente chegando em SC e PR também. A junção do calor com a umidade elevada, alimenta mais ainda essas nuvens, e porisso há alerta de tempestades, que podem ser pontualmente fortes. VEJA.

RS: O dia promete começar com sol entre um céu nebuloso, em boa parte do Estado, apenas na Microrregião de Uruguaiana, o amanhecer já tende ser mais nublado.
   Áreas de Instabilidades que se formarão ao longo desta Quarta 24/11, vão avançando e já podem adentrar o território Gaúcho, entre a madrugada e manhã desta Quinta 25/11, justamente pela faixa Sudoeste, porisso a tendência de céu mais fechado já cedo, nessa Área. Ao longo do dia, essas Instabilidades vão avançando pelas Regiões.
   Pancadas isoladas podem acontecer, antes da chuva mais forte. Há risco de temporais, podendo também acontecerem mais de uma só vez, de forma isolada.
   OBS: Há uma tendência, de as chuvas mais fortes com temporais, começarem chegar da tarde para noite. Porém de qualquer forma, há risco de temporais.

SC: O dia será de sol entre nebulosidades, com céu fechado em parte do Leste, logo cedo. Ao longo da tarde e noite em especial, pancadas isoladas de chuvas são previstas, podendo chegar isoladamente com trovoadas e temporais.

PR: O dia tende começar com sol mais firme, na faixa mais ao Noroeste e Norte, enquanto no Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, a manhã já tende iniciar com céu nebuloso. Até o período da tarde, o sol intercala com essa nebulosidade pelo Estado inteiro.
   Entre a tarde e noite, nuvens carregadas que formam no Paraguai, avançam e com outras que se formam pelas Regiões, pancadas de chuvas acontecem, podendo pontualmente chegar com trovoadas e temporais. 

VENTOS: Devido ao avanço do Sistema de Baixa Pressão, o dia promete ser de ventos que vão aumentando de velocidade. As rajadas devem chegar até os 50/60 km/h, com ou sem chuva.

TEMPERATURAS/ CALOR CEDO

   O calor será sentido desde a madrugada, especialmente pelo interior dos Estados, com mais de 22/24 C.
   Já o calor mais intenso, prevê ser entre o fim da manhã para começo da tarde, antes das chuvas, com marcas de 30 C pra cima do Leste e Norte Gaúcho, até o PR. 
 - Das Capitais, POA continua no ápice, com máxima de 32/33 C, Curitiba 25 C e Floripa 24 C.

ADIANTAMENTO: Na Sexta 26/11, a Baixa Pressão Atmosférica adentra o Mar, e se transforma em um Ciclone Extratropical. 
   O sistema deixará o dia ventoso novamente, porém a velocidade será maior no Leste e Litoral dos Estados, além das Serras. No geral as marcações devem ficar acima dos 50/70 km/h, podendo bater mais de 90 km/h, em alguns pontos.
  - Nas Capitais prevê:

• POA 60/70 km/h;

• Floripa 50/60 km/h, (previsto para Sábado 27);

• Curitiba 55/65 km/h.

   O céu Gaúcho fica com sol em partes, e com chuvas em outras, porém chuva forte só para a madrugada, mais ao Norte e Litoral, enfraquecendo ao longo do dia.
   SC e PR, chuvas moderadas á fortes, com risco maior de temporais, preferencialmente na madrugada e manhã, com tendência de sol e tempo firmando até a tarde.
  Ainda segue calor, porém nada de 32 C pra cima.
   Mais detalhes na previsão de amanhã.

PREVISÃO ELABORADA SEM FINS LUCRATIVOS, APENAS COM O INTUITO DE INFORMAR E ALERTAR.

Elaboração: Giovani Patzlaff.
INF.MET. Windyty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial