14º salário do INSS é aprovado na Câmara e já tem data para pagamento - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

14º salário do INSS é aprovado na Câmara e já tem data para pagamento






Aposentados e pensionistas poderão receber abono salarial em dobro em 2022 e 2023. 14º salário do INSS já tem valor definido e data de depósito.
O 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS avançou mais uma etapa nesta quarta-feira, 24. O projeto de lei nº 4.367/20 que prevê o pagamento do abono salarial em dobro, chamado de 14º salário, foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Só irá receber o abono extra quem ganha até dois salários mínimos do INSS, atualmente R$ 2.200.

A proposta, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) determina o pagamento de um abono extra referente aos anos de 2020 e 2021, quando o governo optou por antecipar o 13º salário do INSS por causa da pandemia da Covid-19 na metade deste ano.

De acordo com o relator do projeto, deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), o abono extra visa reduzir o impacto econômico da pandemia entre os segurados da Previdência, já que a maioria dos beneficiários não possui mais capacidade laboral para poder recompor o seu sustento. "Além de ser composto, em sua maioria, por pessoas de baixa renda, seus benefícios foram severamente corroídos pela inflação que assola o País desde 2020 e que também deverá ser elevada em 2021", acrescentou o relator.

O PL do décimo quarto salário ainda precisa passar por análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) na Câmara. Se aprovada, a proposta seguirá para o Senado.

Caso o projeto seja sancionado, as parcelas do 14º salário do INSS serão pagas no mês de março dos anos de 2022 e 2023.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial