Pelo segundo ano, a decoração da Berlinda será transmitida ao vivo pela TV - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Pelo segundo ano, a decoração da Berlinda será transmitida ao vivo pela TV

 

 

Pelo segundo ano consecutivo, a decoração da berlinda será feita ao vivo e com transmissão pelos veículos oficiais do Círio 2021. Durante o momento, com cerca de duas horas, a decoração será feita pelo designer floral Paulo Morelli. Na ocasião também ocorrerá a live musical das cantoras Adriana Arydes, de São Paulo, e a paraense Carol Ferreira, além de algumas entrevistas e surpresas.

 

As rosas utilizadas na decoração vêm de Holambra, em São Paulo, e as orquídeas são de um orquidário de Castanhal, pertencente a José Torres. As folhagens serão fornecidas pela floricultura Yamanaka e por Natalino Corrêa, produtor agrícola de Mosqueiro. Entre hastes de flores e folhagens serão utilizadas cerca de 12.000 peças.

 

Paulo Morelli está envolvido com a área há 25 anos, com graduação em Paisagismo. Esta é sua terceira temporada como decorador da berlinda. Participou pela primeira vez em 2002, permanecendo até 2007. Retornou de 2014 a 2019, e agora novamente. “Estou honrado em ser escolhido por Maria, uma alegria sem igual ser o jardineiro da nossa Rainha”, relata emocionado Paulo.

 

A Estação Luciano Brambilla, antiga Estação dos Carros, onde ocorre a live, será decorada por Fátima Petrola. “A grande maioria das flores vêm de Holambra, em São Paulo, já que a produção local de flores não é grande. Além disso, tem a questão da variedade, porque nosso clima não favorece a diversidade de tipos e cores. Serão utilizadas na berlinda folhagens e orquídeas de fornecedores locais. A escolha da decoração deste importante ícone do Círio é sempre pensada para formar um conjunto harmônico com o manto de Nossa Senhora”, ressalta Cláudia Hage, membro da diretoria de decoração.

 

Após o domingo do Círio, a Berlinda ficará em exposição na Praça Santuário, junto com a Imagem Peregrina em seu novo manto, de 8 às 22h. “Ela ficará sob um toldo de proteção a fim de preservar tanto o carro como as flores”, esclarece Cláudia.

 

História

A berlinda começou a ser utilizada no Círio a partir de 1882, por sugestão do Bispo Dom Macêdo Costa. Até então a imagem era conduzida no colo pelo capelão do Palácio do Governo, como era tradição desde o primeiro Círio, em um palanquim, uma espécie de liteira fechada, presa a um varal levado no ombro por quatro ou seis homens, veículo comumente utilizado na época por pessoas abastadas e autoridades. A partir da utilização da berlinda, puxada por cavalos, a imagem passou a ser levada sozinha.

Em 1885, foi introduzida a corda. No ano de 1926, entre as diversas mudanças sugeridas pelo então Arcebispo de Belém, Dom João Irineu Joffily, a berlinda foi substituída por um andor e assim permaneceu até o Círio de 1930, quando retornou. A berlinda atual é a quinta da história. Foi confeccionada em 1964, pelo escultor João Pinto. Ela tem estilo barroco e foi produzida em cedro vermelho. Conforme a tradição, é ornamentada com flores naturais, sendo utilizada no Círio e na Trasladação.

Para as demais romarias oficiais são utilizadas berlindas menores e mais simples, com exceção da Romaria das Crianças e da Procissão da Festa, quando é utilizado o nicho onde a imagem era colocada no presbitério da Basílica (tradição que permaneceu desde a entronização da imagem original até o Concílio Vaticano II), colocado em um andor com rodas. No Recírio a imagem é levada em um andor nos ombros. Em 2012, a berlinda passou por uma reestruturação, quando foi inserida uma nova cobertura de folhas de ouro. A reforma envolveu também a implantação de um moderno sistema de iluminação em fibra ótica, com luz branca no interior, representando a paz e a pureza de Nossa Senhora de Nazaré, e amarela na parte exterior, evidenciando os detalhes da estrutura. 

O Círio 2021

 

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

 

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Banpará (Master), Belágua (Grupo Simões), Hospital Cynthya Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma, Esamaz, Alubar, Unimed Belém, Alubar Metais, Grand Mercure Belém Hotel, Sicoob, Instituto Cultural Vale, Equatorial Energia, Magazine Luiza e Gráfica Miriti.

 

Como apoiadores master Bradesco, Tramontina e Refrigerantes Cerpa. E mais os apoiadores Albano Martins Advogados, Escritório Antônio Pereira, Alucar, Quadra Engenharia, Transcidade (Cidade Limpa), Máxima Segurança, Doceria Amorosa, Fecomércio, Uniodonto, Engeterra, Citropar, Faepa, Mape Engenharia, Fonseca Brasil Advogados, Massoud, Bembom & Reis Advocacia, Água Vida, Prime Residencial, Nossa Água, CN Produções, Preserve Sol. de Resíduos, Baglioli Dammski, Bulhões, Aqualand Park, Aço Belém, Atan Engenharia, Círculo Engenharia e Construção, Fátima Petrola, Rommanel, Rogam, Café Santa Clara, Unama, Kaiapo Produções Artísticas (Varanda da Fafá) e Jefferson.

 

Acompanhe as transmissões ao vivo:

 

TV NAZARÉ – CANAL 30

Tv Círio - https://youtube.com/TVCirio

YouTube da Basílica Santuário: www.youtube.com/basilicadenazare


Os demais veículos não terão acesso à área da Estação. Devem pegar as imagens dos veículos oficiais e as que serão disponibilizadas pelas ASCOM da DFN, Basílica e Guarda de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial