Diretoria e padres barnabitas apresentam o Manto de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Diretoria e padres barnabitas apresentam o Manto de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio

 

O manto que vestirá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nos eventos da 229º edição do Círio será conhecido na noite desta quinta, 07 de outubro. A cerimônia de apresentação ocorrerá logo após a missa das 18h, na Basílica Santuário. O manto que a Imagem Peregrina usa nas procissões do Círio é um dos símbolos mais aguardados pelos fiéis, e seguirá vestindo a Imagem Peregrina até as vésperas do Círio 2022. 

Embora sejam muitos os registros históricos sobre o manto, sua confecção e as tradições que o envolve, isto em nada diminui a ansiedade com que os devotos aguardam a sua apresentação, ávidos por conhecer seus detalhes, seu desenho e o resultado final de todo o processo de confecção. Em 2021 o manto foi desenhado pela artista plástica, empresária e bacharel em moda Lorena Chady e confeccionado pela estilista Kátia Novelino, que iniciou seus trabalhos ainda em março.

Os responsáveis pelo manto, estilista e designer, são sempre escolhidos pelo casal coordenador da Festa de Nazaré. O Diretor Coordenador, Albano Martins, e sua esposa, Ana Paula Martins, e o Arcebispo Dom Alberto Taveira, foram os únicos a acompanhar o processo de criação, sempre restrito e sigiloso, a fim de preservar a tradição. Vale salientar que os recursos financeiros necessários advêm sempre da doação voluntária e anônima de um casal devoto de Nossa Senhora de Nazaré.

Lorena Chady conta como foi receber esse convite tão especial. “Foi uma surpresa enorme, um convite inesperado e muito desafiador. Idealizar o manto a partir do tema proposto é muito mais que desenhá-lo, é criar simplesmente para Nossa Senhora, em toda a sua riqueza iconográfica. É uma bênção e uma missão muito importante, um presente confiado ao meu trabalho artístico”, diz.

Essa emoção faz parte da vida de Káthia Novelino desde 2018, quando recebeu o primeiro convite para ser a estilista do manto. “Mais um ano de alegria e o desafio para superar a expectativa das pessoas”, explica a estilista. Ela diz ainda que o trabalho exige muita dedicação. “O tema deste Círio, ‘O evangelho da família na casa de Maria’, demanda pesquisa, imaginação e boas decisões, assim como nos outros anos. Todas as escolhas são importantes, desde o material até definir o tipo de efeito, leitura e impacto que se quer transmitir a partir do tema”, conta.

“O manto obedece a um trabalho criativo conjunto, desde reuniões sobre o tema com a Diretoria, até a confecção final. A minha missão é a idealização a partir do tema, criação do conceito, apresentação do croqui e desenho técnico com todas as suas diretrizes, proporções e cores. Com a primeira etapa já aprovada, seguimos para as mãos da estilista Káthia, para sua interpretação estilística de confecção”, esclarece Lorena.

A apresentação do manto é um momento tão aguardado pelos fiéis, que a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) não poderia deixar de realizar este ano, mesmo sem as procissões. Os devotos poderão acompanhar ao vivo pela TV Círio (YouTube), YouTube da Basílica Santuário e TV Nazaré.

O manto não tem apenas a atribuição de cobrir a imagem da padroeira dos paraenses. Várias exigências precisam ser cumpridas, como a sua ornamentação, que precisa estar de acordo com o tema do círio de cada ano, assim como as cores, os adereços e os desenhos, que precisam passar uma mensagem ao público. “Ele foi criado num processo de muita sensibilidade. A ideia é que o manto emocione, nos abrigue e seja facilmente compreendido, dentro do tema”, analisa Lorena.


História - Um dos símbolos da procissão, a tradição do manto foi mantida desde que o caboclo Plácido encontrou a santinha às margens do igarapé Murucutu. Ao sair nas procissões, o manto da Virgem de Nazaré seguia um formato retangular e, nos anos seguintes, foi confeccionado pela Irmã Alexandra, da Congregação Filhas de Sant’Ana, que confeccionava os mantos com material doado por promesseiros, até sua morte em 1973. Depois dela, a missão foi assumida pela ex-aluna da escola e sua ajudante na tarefa de bordar as peças, Esther Paes França, que chegou a confeccionar 19 mantos.

Albano e Paula Martins, casal Coordenador do Círio 2021, relatam a alegria e tranquilidade com as escolhas feitas, certos de que o talento dos profissionais escolhidos assegura um resultado à altura da Ave Maria cheia de graça. “Esperamos que o Manto agrade os devotos de Maria, pois é pensando nisso que a Diretoria do Círio trabalha o ano inteiro planejando, organizando e executando o Círio de Nazaré”, afirma o casal.

O Círio 2021

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Banpará (Master), Belágua (Grupo Simões), Hospital Cynthya Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma, Esamaz, Alubar, Unimed Belém, Alubar Metais, Grand Mercure Belém Hotel, Sicoob, Instituto Cultural Vale, Equatorial Energia, Magazine Luiza e Gráfica Miriti.

Como apoiadores master Bradesco, Tramontina e Refrigerantes Cerpa. E mais os apoiadores Albano Martins Advogados, Escritório Antônio Pereira, Alucar, Quadra Engenharia, Transcidade (Cidade Limpa), Máxima Segurança, Doceria Amorosa, Fecomércio, Uniodonto, Engeterra, Citropar, Faepa, Mape Engenharia, Fonseca Brasil Advogados, Massoud, Bembom & Reis Advocacia, Água Vida, Prime Residencial, Nossa Água, CN Produções, Preserve Sol. de Resíduos, Baglioli Dammski, Bulhões, Aqualand Park, Aço Belém, Atan Engenharia, Círculo Engenharia e Construção, Fátima Petrola, Rommanel, Rogam, Café Santa Clara, Unama, Kaiapo Produções Artísticas (


 e Jefferson.

Acompanhe as transmissões ao vivo:

TV CÍRIO – www.youtube.com/tvcirio

TV NAZARÉ – CANAL 30

Facebook da Basílica Santuário: @basilicadenazareoficial

YouTube da Basílica Santuário: www.youtube.com/basilicadenazare

CRÉDITO FOTOS: DFN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial