Círio de Nazaré: 229º edição entra para a história como segundo ano sem procissões - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Círio de Nazaré: 229º edição entra para a história como segundo ano sem procissões


 

Neste domingo (10) ocorre uma das maiores manifestações religiosas do mundo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Ainda por conta da pandemia, sem procissões, mas a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) organizou uma extensa programação para a manhã, para que os devotos possam se sentir mais próximos da Rainha da Amazônia. Às 7h inicia a Missa na Catedral de Belém, fechada ao público.

 

Após a Missa começa a breve homenagem da Esquadrilha da Fumaça, com uma passagem pela Catedral. Às 8h30 a Imagem Peregrina sai do píer na Casa das 11 Janelas e faz um sobrevoo pela cidade, passando por alguns hospitais, iniciando no Hospital da Marinha, seguindo pela Ordem Terceira, Hospital do Exército, Santa Casa  e PSM da 14 de março (estes dois recebem homenagem com pétalas de rosas jogadas), Beneficente Portuguesa, Hospital Amazônia, Ophir Loyola (com homenagem de pétalas), Hospital Unimed, PSM do Guamá (com homenagem de pétalas), Hospital HSM, Porto Dias (com homenagem de pétalas), Hospital da Aeronáutica, Metropolitano e Abelardo Santos, que também recebem homenagem de pétalas. “Será um momento verdadeiramente emocionante, em que lembraremos o quanto foi difícil estes meses, quanto sofrimento e vidas perdidas nestes locais, mas também quantas mensagens de esperança e fé tivemos. Nossa Senhora estará agradecendo aos profissionais de saúde e nos abençoando, para que em 2022 possamos celebrar como ela merece o Círio 230º”, ressalta Albano Martins, coordenador da DFN.

 

A Imagem retorna para o Hangar do GRAESP, no aeroporto, e aguarda para fazer um novo sobrevoo pelo trajeto do Círio, às 11h, pousando no estacionamento da Basílica, para acessar a Berlinda e entrar na Praça Santuário, onde ficará em exposição durante a quinzena do Círio. O público só terá acesso à Praça depois das 12h, quando se inicia a Missa de encerramento na Basílica Santuário, presidida pelo bispo auxiliar Dom Antônio de Assis Ribeiro. O acesso à Missa será permitido, porém controlado.

 

Relação dos hospitais homenageados:

 

Hospital da Marinha

Hospital da Ordem Terceira

Hospital do Exército

Santa Casa (com homenagem)

PSM da 14 de março (com homenagem)

Hospital Beneficente Portuguesa

Hospital Amazônia

Hospital Ophir Loyola (com homenagem)

Hospital Unimed

PSM do Guamá (com homenagem)

Hospital HSM

Hospital Porto Dias (com homenagem)

Hospital da Aeronáutica

Hospital Metropolitano (com homenagem)

Hospital Abelardo Santos (com homenagem)

 

O Círio 2021

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Banpará (Master), Belágua (Grupo Simões), Hospital Cynthya Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma, Esamaz, Alubar, Unimed Belém, Alubar Metais, Grand Mercure Belém Hotel, Sicoob, Instituto Cultural Vale, Equatorial Energia, Magazine Luiza e Gráfica Miriti.

Como apoiadores master Bradesco, Tramontina e Refrigerantes Cerpa. E mais os apoiadores Albano Martins Advogados, Escritório Antônio Pereira, Alucar, Quadra Engenharia, Transcidade (Cidade Limpa), Máxima Segurança, Doceria Amorosa, Fecomércio, Uniodonto, Engeterra, Citropar, Faepa, Mape Engenharia, Fonseca Brasil Advogados, Massoud, Bembom & Reis Advocacia, Água Vida, Prime Residencial, Nossa Água, CN Produções, Preserve Sol. de Resíduos, Baglioli Dammski, Bulhões, Aqualand Park, Aço Belém, Atan Engenharia, Círculo Engenharia e Construção, Fátima Petrola, Rommanel, Rogam, Café Santa Clara, Unama, Kaiapo Produções Artísticas e Jefferson.

Acompanhe as transmissões ao vivo:

TV NAZARÉ – CANAL 30

Facebook da Basílica Santuário: @basilicadenazareoficial

YouTube da Basílica Santuário: www.youtube.com/basilicadenazare

Crédito Osmarino Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial