Exposição dos Carros de Promessas - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Exposição dos Carros de Promessas


 

Evento: Exposição dos Carros de Promessas
Data da exposição: de 10 de setembro a 24 de outubro

Local: Praça Santuário

Hora: 8 às 22h

Horário da instalação no dia 10/09: 19h

Sugestões de entrevistados:

Albano Martins – coordenador da DFN

Mário Tuma Jr – Diretor de Procissões

Desde 2015, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realiza uma breve exposição dos carros de promessa, em frente à Basílica Santuário, antes do transporte para o balcão da CDP. Desde o ano passado, por conta das mudanças na realização do Círio, não haverá este transporte. Pensando em manter a tradição, a DFN retorna com a exposição de alguns carros na Praça Santuário, a partir desta sexta, dia 10, ficando até o final da festividade do Círio, em 24 de outubro. A iniciativa visa dar a oportunidade para a população conhecer mais de perto estes símbolos do Círio e, excepcionalmente este ano, para que os devotos possam depositar seus objetos de promessa, os ex-votos, que serão recolhidos diariamente e encaminhados para a Basílica Santuário.

 

A DFN fará o transporte dos carros para a Praça nesta sexta, dia 10 de setembro, a partir das 19h, com apoio da Guarda de Nazaré.

 

Carros em exposição: Barca com Remos e Barca Portuguesa. 

 

Integram o conjunto de carros do Círio de Nazaré, além da Berlinda: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família, além de quatro Carros dos Anjos, que são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré. 

 

Um pouco da história- O primeiro carro de promessa a ser inserido no Círio lembra o milagre acontecido em 1182 com Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo. Ele recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. E foi a Rainha de Portugal, Dona Maria I, que ordenou a inserção deste carro na grande procissão, em 1805. 

 

O Círio 2021

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Banpará (Master), Belágua (Grupo Simões), Hospital Cynthya Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma, Esamaz, Alubar, Unimed Belém, Alubar Metais,  Grand Mercure Belém Hotel, Sicoob, Vale e Gráfica Miriti.

Como apoiadores master Bradesco, Imerys Rio Capim, Equatorial Energia, Tramontina e Refrigerantes Cerpa. E mais os apoiadores Albano Martins Advogados, Escritório Antônio Pereira, Alucar, Quadra Engenharia, Transcidade (Cidade Limpa), Máxima Segurança, Doceria Amorosa, Fecomércio, Uniodonto, Engeterra, Citropar, Faepa, Mape Engenharia, Fonseca Brasil Advogados, Massoud, Bembom & Reis Advocacia, Água Vida, Prime Residencial, Nossa Água, CN Produções, Preserve Sol. de Resíduos, Baglioli Dammski, Bulhões, Aqualand Park, Aço Belém, Atan Engenharia, Círculo Engenharia e Construção, Fátima Petrola, Rommanel, Rogam, Café Santa Clara, Unama e Jefferson.

Por Rosana Pinto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial