A força da produção do vinho no inverno da Serra Gaúcha - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

A força da produção do vinho no inverno da Serra Gaúcha



No Morro Calçado, em Canela, fica a fábrica pioneira do Estado na produção de vinhos finos e artesanais, a Jolimont


O inverno e as baixas temperaturas durante a estação mais fria do ano são fundamentais às videiras no período de dormência. As condições meteorológicas do Vale do Morro Calçado, em Canela, onde fica a Vitivinícola Jolimont, exercem influência sobre a produção e a qualidade da uva.

Em todos os períodos fenológicos da videira, desde o repouso vegetativo, que ocorre durante o inverno, na brotação, floração, frutificação e crescimento das bagas, em meio ao clima ameno da primavera, em sua maturação provinda do calor do verão, até a queda das folhas ocorrida na estação do outono, é simplesmente um fenômeno natural.

De acordo com o proprietário do empreendimento, o francês Marçal Duarte Velho, essas condições climáticas, aliadas à topografia montanhosa e ao excelente estado do solo, permitem a maturação perfeita dos frutos, formando o Terroir ideal. “Temos um conjunto de fatores que contribui para a elaboração de um vinho raro, de personalidade única”, ressalta. Desse Terroir do Vale do Morro Calçado nasce, também, o segredo da identidade de um vinho nobre, de sensação inexplicável, revelado somente no paladar. 

Com a qualidade superior das uvas colhidas e a quantidade limitada de garrafas por safra, a Jolimont se coloca em um grupo seleto, que elabora vinhos artesanais genuínos, puros e de qualidade internacional. O empreendimento é um dos pioneiros no Estado na produção de vinhos finos e artesanais. 

E será com todo esse know how que a vitivinícola participará do Connection Experience, em Canela, de 9 a 10 de setembro. No painel “Turismo do Vinho e a Experiência Gastronômica”, Dalma Diaz, do Chile, será a painelista internacional e fará a conexão com o palestrante, Eduardo Bassetti, membro da Associação Vinhos de Altitude, de Santa Catarina e proprietário da Vinícola Villaggio Bassetti.

O evento vai reunir palestrantes internacionais e cases brasileiros para debater algumas das novas tendências do turismo, conforme a Organização Mundial de Turismo: Natureza, Gastronomia e Turismo Rural. Estão confirmados painelistas do Chile, Argentina, Costa Rica e Itália. As inscrições para o evento estão abertas, informações em www.festurisgramado/connection.




Por Laura Gallas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial