De acordo com Gênesis - o primeiro livro da Bíblia - , Deus, por sua multiforme sabedoria, fez brotar do solo, toda vegetação do Paraíso. Imagina - se aquele belo cenário repleto de árvores frutíferas - produzindo frutos das mais variadas espécies para servir de alimento. Isso é, e sempre será muito lindo de ver.
É bem provável que o nosso açaizeiro não estivesse lá no meio dessa plantação, pelo fato de não ser uma palmeira típica , encontrada nessa região do Oriente Médio - lugar onde os pesquisadores, supostamente acreditam ter sido alí, a localização do Édem.
Além do mais, cada continente, país e região têm suas peculiaridades nos seus ecossistemas, onde se incluem as florestas, evidentemente.
Daí a hipótese bastante razoável de que essa espécie de palmeira, cujo fruto produz o delicioso e nutritivo açaí, tenha sido uma dádiva que o Criador destinou exclusivamente para o Norte do Brasil na Amazônia, especificamente no Estado do Pará, onde existe a maior concentração dessa lavoura extraordinária, consequentemente o maior produtor do país e do mundo.
O açaí é um super alimento, de primeiríssima grandeza, dizem os estudiosos. É de sabor inigualável, e também do ponto de vista nutricional. Isso é que justifica o crescimento de sua aceitação em vários países do mundo, crescente a cada dia..
Dados científicos, mostram que é rico em proteína, lipídios, minerais, vitaminas, etc.. É dez vezes mais antioxidante do que o vinho da uva, dado o teor de antocianina que tem, substância que se encarrega pela redução dos radicais livres e o combate ao envelhecimento precoce.
Como todos sabem, pode ser associado à uma série de alimentos: vai bem com peixe frito, carne seca, camarão, feijão com arroz e bife. Faz bem ao coração, cérebro e aparelho digestivo. O açaí também é consumido como suco, com farinha de mandioca, de tapioca, e no preparo de mingaus, cremes e sorvetes. Uma delícia!
Tem pessoas, principalmente os nossos amigos do Sul e Sudeste que acrescentam banana, granola, guaraná morango etc.. .Dizem que fica muito bom. Ainda não experimentei.
Nossa gente do Norte, prefere em seu estado natural. É a forma em que ao longo de centenas de anos, vem alimentando sucessivas gerações.
Outro grande benefício do açaí, hoje, é a contribuição fundamental na geração de emprego e renda e geração de divisas na balança comercial das exportações.
No passado, em época de inverno, falhava a produção. Agora não! Por conta de técnicas agrícolas inovadoras, tem - se o açaí fresquinho todos os dias - de Janeiro a Janeiro.
Isso tudo não é uma grande bênção?. Não tenha dúvida, tudo leva a crer, foi uma dádiva divina, reservada para nós amazônidas, da qual nunca devemos deixar de reconhecer, agradecer e valorizar.
Agora, preciso passar na amassadeira para pegar a minha porção de cada dia, desse maravilhoso e delicioso vinho, e naturalmente receber um belo desconto pela propaganda. Vocês não acham?
Um forte abraço a todos!
Jacinto de Melo Pinheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário