Açaí, dádiva exclusiva do Criador - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Açaí, dádiva exclusiva do Criador



        De acordo com Gênesis - o primeiro livro da Bíblia  - , Deus, por sua multiforme sabedoria, fez brotar do solo, toda vegetação do Paraíso.  Imagina - se aquele belo cenário repleto de árvores frutíferas  - produzindo frutos das mais variadas espécies para servir de alimento.  Isso é, e sempre será muito lindo de ver.
        É  bem provável que o nosso açaizeiro não estivesse lá no meio dessa plantação, pelo fato de não ser uma palmeira típica , encontrada nessa região do Oriente Médio - lugar onde os pesquisadores, supostamente acreditam ter sido alí, a localização do Édem.
        Além do mais, cada continente, país e região têm suas peculiaridades nos seus  ecossistemas, onde se incluem as florestas, evidentemente.
        Daí a hipótese bastante razoável de que essa espécie de palmeira,  cujo fruto produz o delicioso e nutritivo açaí, tenha sido uma dádiva que o Criador destinou exclusivamente para o Norte do Brasil na Amazônia,  especificamente no Estado do Pará,  onde existe a maior concentração dessa lavoura extraordinária,  consequentemente o maior produtor do país e do mundo.
         O açaí é um super alimento, de primeiríssima grandeza, dizem os estudiosos.  É de sabor inigualável,  e também do ponto de vista nutricional.  Isso é que justifica o crescimento de sua aceitação em vários países do mundo, crescente a cada dia..
         Dados científicos, mostram que é rico em proteína, lipídios, minerais,  vitaminas, etc.. É dez vezes mais antioxidante do que o vinho da uva, dado o teor de antocianina que tem, substância que se encarrega pela redução dos radicais livres e o combate ao envelhecimento precoce.
         Como todos sabem, pode ser associado à uma série de alimentos: vai bem com peixe frito, carne seca, camarão,  feijão com arroz e bife.  Faz bem ao coração, cérebro e aparelho digestivo. O açaí também é consumido como suco, com farinha de mandioca, de tapioca, e no preparo de mingaus,  cremes e sorvetes. Uma delícia! 
          Tem pessoas, principalmente os nossos amigos do Sul e Sudeste que acrescentam banana, granola, guaraná morango  etc.. .Dizem que fica muito bom. Ainda não experimentei. 
            Nossa gente do Norte, prefere em seu estado natural. É a forma em que ao longo de centenas de anos, vem alimentando sucessivas gerações. 
            Outro grande benefício do açaí, hoje, é a contribuição fundamental na geração de emprego e renda e geração de  divisas na balança comercial das exportações. 
          No passado, em época de inverno, falhava a produção.  Agora não!  Por conta de técnicas agrícolas inovadoras, tem - se o açaí fresquinho todos os dias - de Janeiro a Janeiro.
         Isso tudo não é uma grande bênção?. Não tenha dúvida, tudo leva a crer, foi uma dádiva divina, reservada para nós amazônidas, da qual nunca devemos deixar de reconhecer, agradecer e valorizar. 
         Agora, preciso passar na  amassadeira para pegar a minha porção de cada dia, desse maravilhoso e delicioso vinho, e  naturalmente receber um belo desconto pela propaganda.  Vocês não acham?

           Um forte abraço a todos!

         Jacinto de Melo Pinheiro

2 comentários:

  1. Sensacional matéria sobre o açaí. Quando criança em Irituia minha terra Natal, não cresci tomando leite de vaca, mas o nosso bom é abençoado açaí de cada. Dia.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial