Tacacá - Como fazer essa iguaria Paraense - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Tacacá - Como fazer essa iguaria Paraense




A provável origem do tacacá está na culinária indígena. Ao que tudo indica, o prato é uma variação do mani poi, uma sopa apreciada pelos indígenas, muito antes da chegada dos europeus na região.
O primeiro escrito que se tem notícia acerca do tacacá, ocorre no século XVI pelo padre capuchinho Abbeville em sua descrição das práticas alimentares indígenas (Câmara Cascudo, 2004 : 135). A palavra tacacá provém certamente do nheengatu ou língua geral, o tupi veicular da Amazônia.
(Extraido do texto de Graça Falângola.) 

Ingredientes para fazer Tacacá paraense

•  2 litros de tucupi
•  500 gramas de camarão salgado (seco)
•  ½ xícara de goma de mandioca
•  4 unidades de pimenta de cheiro
•  4 dentes de alho
•  2 maços de jambu
•  4 folhas de chicória
•  1 colher de chá de sal

Como fazer Tacacá paraense:
1
Para preparar esta receita de tacacá do Pará, comece por levar ao fogo médio uma panela com o tucupi com os temperos: os alhos esmagados, a chicória e o sal. Quando levantar fervura, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos.

Imagem: semmedida.com
2
Enquanto ferve lave os camarões, para retirar o excesso de sal e leve ao fogo em uma panela com 4 xícaras de tucupi, deixando-os ferver por 5 minutos.

Imagem: receitaladecasa.blogspot.pt
3
Acrescente a goma de mandioca à água dos camarões, e cozinhe em fogo médio até virar um mingau. Enquanto isso, lave o jambu e cozinhe em água fervente numa panela à parte, por 15 minutos, ou até os talos ficarem macios.
 .

Imagem: tampopogourmet.com.br
4
No momento de servir o tacacá paraense, faça do seguinte jeito: coloque em uma cuia um pouco do tucupi, seguido da goma, um pouco de jambu e alguns camarões. Retifique o sabor com sal e pimenta a gosto e consuma quente. Bom apetite!

Dica: Não é comum consumir o tacacá como prato principal, mas sim no final da tarde.
Por Milton Trindade Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial