Respeitando medidas de segurança, apresentação do Cartaz do Círio volta a ter presença de fiéis - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Respeitando medidas de segurança, apresentação do Cartaz do Círio volta a ter presença de fiéis


O evento será antecedido por missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa e a subida da Imagem Original de Nossa Senhora ao Glória.

O lançamento do cartaz do Círio 2021 voltará a ter a presença dos fiéis na Basílica Santuário de Nazaré na próxima segunda, dia 31, a partir das 18h. No ano passado, a cerimônia com a presença do público foi suspensa por conta da pandemia, e a apresentação foi apenas virtual. Mas desta vez, os devotos poderão estar presentes na Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa e acompanhar a cerimônia de subida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré ao monumento do Glória, respeitando as recomendações atuais dos órgãos de saúde e as limitações de público da Basílica.

Será obrigatório o uso de máscaras e haverá aferição da temperatura na entrada do Santuário. Dentro da Basílica, os fiéis precisam guardar distanciamento social e não serão permitidas aglomerações em frente ao altar.

Assim como no ano passado, segue suspensa a apresentação e distribuição dos cartazes na Praça Santuário, ocorrida pela última vez em maio de 2019. Além disso, a cerimônia também poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Círio, o canal do Círio no Youtube; pela TV Nazaré; e pelas redes sociais da Basílica Santuário.

Pelo 30º ano consecutivo, a criação do cartaz é da agência Mendes Comunicação e tem fotografia de Walda Marques. Esta é a terceira vez que Walda fotografa a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para o cartaz do Círio. A primeira foi em 2005 e a segunda em 2014. O convite foi feito pelo casal coordenador do Círio 2021, Albano e Ana Paula Martins. “Sou muito grata pelo convite, de poder receber a imagem de Nossa Senhora aqui no meu estúdio, com saúde, e repartir meu trabalho com tanta gente. O cartaz de 2005 tem a água e o Glória em destaques, já o de 2014 trouxe o oratório. A expectativa é grande para o deste ano”, destaca a fotógrafa.

“A escolha de Walda Marques foi baseada em seu talento, portfólio maravilhoso, inclusive já tendo feito outros trabalhos com a DFN e, também, pela sua devoção a Nossa Senhora de Nazaré. O cartaz deste ano é muito oportuno, prometemos uma grande surpresa e acreditamos que será um dos cartazes mais bonitos dos últimos anos, e, ainda, permanecerá em exposição na Praça Santuário por uma semana após a sua apresentação”, esclarece Albano Martins, coordenador da DFN.

Subida da Imagem Original - Antes do lançamento do cartaz oficial do Círio 2021, acontece a Missa da subida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória, localizado no Altar-Mor da Basílica Santuário, onde a Imagem permanece durante o ano inteiro. O momento ocorre apenas duas vezes ao ano: em maio, para comemorar o aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à categoria de Santuário Mariano, que em 2021 completa 15 anos; e em outubro, durante a quinzena do Círio de Nazaré.

Desde o último domingo, dia 23, a Imagem está mais perto dos devotos, na Basílica. E permanecerá em exposição até a Missa do dia 31. Este momento marca o Tríduo, período que prepara os católicos para a Coroação de Maria, marcado por intensas orações, buscando a intercessão da Virgem de Nazaré. A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré retornará ao Glória pelas mãos de alguns membros da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN): Humberto Catunda, Roberto Souza, Fabrizio Gonçalves, Alexandre Chaves, Flávio Américo, Roberto Corrêa e o casal coordenador, Albano e Ana Paula Martins.

História

Uma das tradições mais antigas e conhecidas do Círio de Nazaré adotada até hoje por várias famílias, empresas e órgãos paraenses é fixar cartazes do Círio nas portas, como forma de homenagem à Senhora de Nazaré. Trata-se de um instrumento de evangelização e divulgação da festa. O primeiro Cartaz de divulgação do Círio foi confeccionado em Portugal no ano de 1826. Inicialmente as peças eram elaboradas à mão para impressão.  Atualmente o Cartaz é produzido a partir de fotografias.

A partir do dia 02 de junho, o cartaz estará disponível para venda na rede de farmácias Reinafarma, supermercados Líder e Formosa, além de outros locais ainda a serem definidos. Será vendido um kit com três cartazes no valor de R$ 10,00. “O total da receita das vendas será destinada à Basílica Santuário, para custeio e manutenção das obras sociais da Paróquia de Nazaré (OSPAN)”, reitera Albano Martins.

O Círio 2021

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Belágua (Grupo Simões), Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma, Esamaz, Alubar e Gráfica Miriti.

 

Como apoiadores master Imerys Rio Capim, Equatorial Energia e Refrigerantes Cerpa. E mais os apoiadores Albano Martins Advogados, Escritório Antônio Pereira, Alucar, Quadra Engenharia, Transcidade (Cidade Limpa), Máxima Segurança, Doceria Amorosa, Fecomércio, Uniodonto, Engeterra, Citropar, Faepa, Mape Engenharia, Fonseca Brasil Advogados, Massoud, Bembom & Reis Advocacia, Água Vida, Prime Residencial, Nossa Água, CN Produções, Preserve Sol. de Resíduos, Baglioli Dammski, Bulhões, Costa & Simões Advogados, Aqualand Park, Aço Belém, Atan Engenharia, Círculo Engenharia e Construção, Du'Bairro Atacado e Varejo, Fátima Petrola, Rommanel e Jefferson. 

 

SERVIÇO:

DATA

HORA

EVENTO

31/05

18h

Missa da Coroação de Nossa Senhora e Subida da Imagem Original, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa.

31/05

19h

Apresentação do Cartaz do Círio 2021.

 

Canais para assistir as transmissões:

TV CÍRIO – www.youtube.com/tvcirio

TV NAZARÉ – CANAL 30

Facebook da Basílica Santuário: @basilicadenazareoficial

YouTube da Basílica Santuário: www.youtube.com/basilicadenazare 

Por Rosana Pinto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial