Conheça o SIRIUS - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

terça-feira, 18 de maio de 2021

Conheça o SIRIUS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e eu, visitamos nesta segunda-feira (17), em Campinas (SP), as instalações do Sirius, o acelerador de elétrons brasileiro. Sediado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo MCTI, o Sirius é a mais complexa infraestrutura científica já construída no país. A visita fez parte da comemoração do ministério ao Dia Internacional da Luz, estabelecido em 16 de maio pela Unesco.

Financiado pelo MCTI, o Sirius possui em seu núcleo um acelerador de elétrons de última geração, que gera um tipo de luz capaz de revelar a microestrutura de materiais orgânicos e inorgânicos, com impacto em pesquisas de diversas áreas, como saúde, agricultura, materiais avançados e defesa. Além da linha de luz Manacá, que já está em uso no Sirius, o Ministro e eu visitaramos também os outros laboratórios que compõem o CNPEM/MCTI: Laboratório Nacional de Biociências (LNBio); Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR); e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

Ao longo da visita, conhecemos os equipamentos e linhas de pesquisa desenvolvidas pelo CNPEM/MCTI, além de conversarmos com pesquisadores, que destacaram como a estrutura do centro pode ser usada na área da saúde. A ideia é que o estudo minucioso dos materiais a nível molecular ajude no desenvolvimento de novos remédios e tratamento de doenças.

Saiba mais em gov.br/mcti 

Grande Abraço Espacial
Confie na Ciência Brasileira

Ministro Marcos Pontes
👍👍🇧🇷🇧🇷

#JuntosSomosMaisFortes    #NinguémFicaPraTrás   #MCTI #InovaçãoéMCTI    #CiênciaéMCTI   #Ministério     #Ciência   #Tecnologia   #Inovacoes    #AquiéBrasil   #Jairmessiasbolsonaro  #cnpem  #BioRenovaveis   #AM    

Jair Messias Bolsonaro  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações   Planalto   SecomVc    Governo do Brasil   Cnpem - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais  Ministério da Saúde    Marcelo Queiroga
Por Astronauta Marcos Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial