O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e eu, visitamos nesta segunda-feira (17), em Campinas (SP), as instalações do Sirius, o acelerador de elétrons brasileiro. Sediado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo MCTI, o Sirius é a mais complexa infraestrutura científica já construída no país. A visita fez parte da comemoração do ministério ao Dia Internacional da Luz, estabelecido em 16 de maio pela Unesco.
Financiado pelo MCTI, o Sirius possui em seu núcleo um acelerador de elétrons de última geração, que gera um tipo de luz capaz de revelar a microestrutura de materiais orgânicos e inorgânicos, com impacto em pesquisas de diversas áreas, como saúde, agricultura, materiais avançados e defesa. Além da linha de luz Manacá, que já está em uso no Sirius, o Ministro e eu visitaramos também os outros laboratórios que compõem o CNPEM/MCTI: Laboratório Nacional de Biociências (LNBio); Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR); e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).
Ao longo da visita, conhecemos os equipamentos e linhas de pesquisa desenvolvidas pelo CNPEM/MCTI, além de conversarmos com pesquisadores, que destacaram como a estrutura do centro pode ser usada na área da saúde. A ideia é que o estudo minucioso dos materiais a nível molecular ajude no desenvolvimento de novos remédios e tratamento de doenças.
Saiba mais em gov.br/mcti
Grande Abraço Espacial
Confie na Ciência Brasileira
Ministro Marcos Pontes
👍👍🇧🇷🇧🇷
#JuntosSomosMaisFortes #NinguémFicaPraTrás #MCTI #InovaçãoéMCTI #CiênciaéMCTI #Ministério #Ciência #Tecnologia #Inovacoes #AquiéBrasil #Jairmessiasbolsonaro #cnpem #BioRenovaveis #AM
Jair Messias Bolsonaro Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações Planalto SecomVc Governo do Brasil Cnpem - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais Ministério da Saúde Marcelo Queiroga
Nenhum comentário:
Postar um comentário