Pedaços da História Colarense - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Pedaços da História Colarense



LAURA

A história da Laura tem mais de 100 anos, onde o nome era o da proprietária de um sítio localizado na entrada do furo de frente para Baia do Sol, que posteriormente ficou comecido como Furo da Laura, neste sítio tem um poço onde os navegantes abasteciam de água potável os barcos, e de tanto fazerem referência ao poço da dona Laura, o local ficou conhecido como Laura. Este sítio foi comprado pelo português Alfredo Bastos que foi adquirindo as terras ao redor deste sítio, para construção do vilarejo onde tinham plantações, criações de gado, serraria, olaria, taberna, casas, igreja, escola, campo de futebol, porto, etc... Laura influenciou economicamente o município de Colares, pois possuía um comércio forte que pela localização era ponto de referência para as embarcações que faziam todo tipo de comércio, em especial a madeira e o peixe. No âmbito religioso a igreja da Laura tinha como padroeiro São Miguel Arcajo, imagem que foi trazida de Portugal juntamente com a imagem de Nossa Senhora de Fátima e aconteciam as procissões destes dois, sendo a de São Miguel no mês de setembro e Nossa Senhora de Fátima  no mês de maio.

Fotos 📸 Mayane Rui

#CulturaColarense #CultCol

2 comentários:

  1. Estou morando no sul do país atualmente,mas minha história de vida tem td haver com o furo da laura.Era daí que tirávamos grande parte do nosso sustento quando criança e adolescente,eu, meus irmãos e meu pai ,que por sinal é de Genipaubada laura
    Nasci em Burralhos outra comunidade situada às margens do furo da laura.Na verdade , creio que essa pequena vila vila situada na foz do furo da laura faz parte da história de muita gente..são muito fortes as lembranças desse tempo sofrido mas ao mesmo tempo divertido.lá comprávamos madeira , pegávamos água e seguiámos para pescar, comprar peixes, trocar com açaí, pães e outos utensílios de uso comum dos pescadores,em fim, era massa!Amo Tauá,amo colares ,amo furo da Laura!Parabéns e muito obrigado por td!!!

    ResponderExcluir
  2. Escrevi isso aí em cima porque sou fruto dessa história ( eu sou Samuel da comunidade de Borralhos munícipio de Santo Antônio do Tauá pa)

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial