Carros do Círio passam por vistorias. - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Carros do Círio passam por vistorias.

A partir da segunda quinzena deste mês de setembro ocorre a manutenção da Berlinda e dos carros de promessa, na Estação do Carros, localizado no Centro Social de Nazaré. Nos carros de promessas serão realizados pequenos reparos. E na Berlinda também serão pequenos ajustes, trocas de lâmpadas, trincos e outros. O serviço deve ser concluído em até cinco dias.

“Mesmo não ocorrendo as procissões este ano é importante manter os reparos nos carros, pois alguns possuem mais de 30 anos e também, além da Berlinda, alguns carros de promessas ficarão em exposição em lugares que serão definidos, para receber os ex-votos (objetos de cera)”, relata Ronaldo Pinheiro, responsável pela Diretoria de Engenharia e Patrimônio.

Integram o conjunto de carros do Círio de Nazaré, além da Berlinda: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família, além de quatro Carros dos Anjos, que são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré. 

Informações

Carro de Plácido:

Em 2000, o Carro do caboclo Plácido foi doado pela Prefeitura de Ananindeua projeto e execução do Arquiteto e Artista Plástico Fernando Pessoa. Coordenador - Augusto Vasconcelos.

 

Dimensões: Altura - tem mais de 4,00 m;

Comprimento - 6,00 m (cambão - 2,00 m)

Largura - 3,20 m

 

Carro dos Milagres:

Dom Fuas Roupinho / Brigue São João Batista

Em 1803, o presidente da Província, o Conde dos Arcos, Dom Marcos Antônio de Brito, introduziu o Carro dos Milagres de D. Fuas Roupinho, atendendo a um pedido da Rainha de Portugal, Dona Maria I.

 

Dimensões: Altura - 2,60m; Comprimento - 7,05m (cambão - 1,75m);

 

Barca com velas

 

Em 1982, a Barca de Vela foi doada por Chico Fonseca (JONASA), que também foi Diretor da Festa.

 

Dimensões: Altura - 1,05m; Comprimento - 6,05m (cambão 1,85 m);

Largua - 2,50m

 

 

Carro da Sagrada Família:

Por ser o Círio uma festa que além de evangelizar, remete o encontro das famílias. Por este motivo foi definido pelo Paróco de Nazaré, Padre Giovanni Incampo, em 2017, a inclusão na procissão do carro que representa a Sagrada Família de Nazaré (Jesus, Maria e José).

Por: Rosana Pinto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial