As viagens pararam por causa da quarentena, mas o turismo na Amazônia continua - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quinta-feira, 4 de junho de 2020

As viagens pararam por causa da quarentena, mas o turismo na Amazônia continua

As viagens pararam, por causa da quarentena, mas o turismo na Amazônia vai continuar... Após a parada em função ao combate ao novo coronavírus, a vida vai continuar... A interrupção nas atividades econômicas atingiu em cheio o setor de turismo no Brasil e no mundo. De uma hora para outra os restaurantes, hotéis, pousadas, serviços de guias de turismo, tudo isso, teve que dar um tempo. Está sendo um duro golpe para o turismo na Amazônia também.
Como em todo o mundo, a Amazônia fechou as portas. Foram interrompidas as viagens de barco, que representam o meio de transporte mais tradicional da região, hotéis fecharam as portas, trabalhadores do setor foram para casa, e o desemprego se estabeleceu, em alguns casos. A atividade turística parou, enquanto a quarentena transcorre com o objetivo de minimizar os efeitos da covid-19, que tem ceifado muitas vidas ao redor do planeta. A pandemia provocou desemprego no turismo em todos os lugares. O turismo na Amazônia encolheu por causa do quadro econômico pelas questões de saúde pública.
Na Amazônia, o turismo parou. As viagens pela região Norte cessaram, e o Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão sentem os efeitos da paralisação. Mas tudo isso vai passar...
Quando tudo isso passar o turismo na Amazônia estará pronto para oferecer que há de melhor em seu leque de oferta, que é a natureza, seus rios, seus igarapés, a aventura por lugares cinematográficos. Quando a quarentena passar, uma gama de possibilidades para o turista aproveitar, dentro do país, o que há de melhor na natureza, sem ter que deixar o Brasil em busca de destinos espetaculares. Os destinos espetaculares existem no Brasil, e a Amazônia tem muito a revelar, com aquilo que tem de melhor, que é a sua natureza.
Quando a quarentena passar, talvez seja chegado o momento de o Brasil conhecer o próprio Brasil. Talvez tenha chegado o momento da valorização do turismo interno. Depois da quarentena talvez seja o momento do Ministério do Turismo implementar ações que visem a promoção do turismo dentro do Brasil. De repente, chegou o momento de o brasileiro conhecer o Brasil.
O turismo na Amazônia, como em todos os estados da federação, vai ter que se reinventar para o período pós-quarentena. O turismo no Pará vai ter que mostrar todo o seu potencial. O turismo no Amazonas terá que mostrar, como nunca, a força de sua cultura e as suas belezas naturais. O turismo no Amapá vai ter que se apresentar para o mundo. Roraima, Rondônia e Acre também devem ser profissionais no momento de apresentar as suas promoções turísticas. É um novo momento para o turismo no Brasil, como em todo o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial