Turismo do Rio Grande do Norte apresenta balanço positivo de 2019 - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Turismo do Rio Grande do Norte apresenta balanço positivo de 2019

Bruno Reis e Ana Maria Costa, do Rio Grande do Norte
Ana Maria da Costa, da Secretaria Estadual de Turismo, e Bruno Reis, diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) fizeram um balanço com os resultados do primeiro ano de gestão da governadora Fátima Bezerra. Para eles, o ano foi positivo e com grandes avanços para o setor.

Entre os destraves que o governo do estado conseguiu foi a assinatura do novo regime especial do querosene de aviação (QAV). Em consequência, a Inframerica apresentou um balanço que prevê um aumento de 22,3% de assentos para a alta temporada da aviação, que vai de novembro de 2019 a abril de 2020, com mais de 680 novos voos no período. Outro resultado significativo, foi o trecho Buenos Aires – Natal, via Guarulhos, considerado a principal rota de conexão do grupo Latam Airlines a nível global, que transportou, de setembro de 2018 a setembro de 2019, quase 90 mil passageiros.

Além da participação de diversos eventos nacionais e internacionais, a Emprotur começou a segmentar os tipos de turismo os quais o RN possui potencial, além do sol e mar. A Setur em parceria com o IFRN e o Senac ministrou nos municípios de Natal, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Serra de São Bento, cursos de qualificação e capacitação para trabalhadores do setor turístico. A estratégia de divulgação, além da segmentação, ganhou um direcionamento digital.

Ao longo do ano, foram realizados 23 eventos municipais, alguns com repercussão nacional, que geraram fluxo turístico e criaram potencial para atrair mais viajantes para o estado. A obra de ampliação do novo espaço do Centro de Convenções de Natal foi concluída e, durante todo o ano, recebeu 56 eventos gerando uma renda de mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos.

No segundo semestre, foi instituído o novo mapa do turismo brasileiro, obedecendo aos critérios do Ministério do Turismo. Com o remapeamento, o RN que possui 167 municípios, passou a ter 79 municípios turísticos, cerca de 48% das cidades potiguares. Em outubro, o trade turístico e a Secretaria de Turismo se uniram para sensibilizar a bancada federal e foram apresentar pleitos importantes da categoria para destinação de emendas individuais. A ação resultou em cerca de um R$ 1,1 milhão destinados apenas para a promoção e divulgação do destino.

Fonte:M&E

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial