Tromba d'água em praia do Pará assusta banhistas de Ajuruteua, em Bragança - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

domingo, 5 de janeiro de 2020

Tromba d'água em praia do Pará assusta banhistas de Ajuruteua, em Bragança

O fenômeno da natureza aconteceu no final da tarde do dia 2 de janeiro de 2020, em Ajurututeua, uma praia do Pará que atrai turistas de dentro e fora do estado do Pará. A região faz parte do nordeste do Pará, sendo distrito do município de Bragança.
O vento, que aconteceu em movimento circular, costuma ocorrer em oceanos e grandes rios. Segundo a coordenação do INMET, do 2º Distrito de Meteorologia de Belém, o que ocorreu trata-se de uma tromba d’água. A tromba d’água ocorre por curto espaço de tempo e, em sua maioria, é de fraca intensidade na região litorânea. O vento chega a atingir uma velocidade de aproximadamente 60 KM, e como ele se apresenta em velocidade circular promove prejuízos materiais, como o que aconteceu na praia de Ajuruteua, ao jogar para o alto guarda-sóis, copos, garrafas, etc. Ou seja, os danos quase sempre são materiais.
Segundo os banhistas que se encontravam no local, eles se depararam com o exato momento da formação da tromba d’água, já que embora com o tempo nublado não havia, momentos antes, a presença de vento de movimentos circulares.
A Defesa Civil de Bragança, através da imprensa paraense, afirmou que o evento tratou-se de uma tromba d’água em formação. A recomendação é sempre buscar proteção quando houver a junção de chuva com ventos fortes em áreas abertas.
As imagens da tromba d’água foram coletadas na internet, depois de exibidas em vários meios de comunicação.

Link do vídeo: https://youtu.be/A36R4RegbKo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial