Procura por voos nacionais cresce em novembro - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Procura por voos nacionais cresce em novembro

Movimentação nos aeroportos brasileiros cresceu 1,5% no mês de novembro deste ano
Foram 8,1 milhões de passageiros, segundo dados da Anac. Resultado reflete uma busca maior dos brasileiros por destinos nacionais
A demanda por voos nacionais cresceu 1,5% em novembro deste ano, comparada com o mesmo mês de 2018. O resultado reflete uma procura maior de viagens em destinos brasileiros por passageiros do mercado doméstico. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgados nesta quarta-feira (18).

O número de passageiros transportados em voos domésticos também registrou aumento no mês de novembro - 3% - chegando a 8,1 milhões de viajantes. A comparação é feita com o mesmo período do ano anterior. De acordo com os dados da Anac, o crescimento se refletiu ainda na oferta de passageiros, medida em assentos-quilômetros ofertados, com alta de 2,9% na mesma base de comparação.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os dados reforçam a importância do turismo doméstico para a economia do país e a crescente participação do avião como modal de transporte nos deslocamentos internos. “Os esforços do Ministério do Turismo, junto às companhias aéreas e os órgãos reguladores do setor de aviação, em melhorar a conectividade aérea e aumentar a competitividade são a prova de que o caminho que vem sendo trilhado por essa gestão está dando resultados. Vivemos um momento extremamente propício ao ambiente de negócios no Brasil, com impacto direto na vida da população, ampliação da disponibilidade de voos e a consequente redução de custos”, afirmou o ministro.

Em comparação aos dados divulgados mensalmente pela Anac, os meses de fevereiro (6,6%), outubro (3,8%) e março (3,4%) registraram os maiores aumentos na demanda por voos domésticos. Já a oferta de passageiros teve as principais altas nos meses de janeiro (4,1%), fevereiro (3,9%) e novembro (2,9%). No acumulado dos 11 primeiros meses do ano, a demanda segue com registro de alta (0,7%), enquanto a oferta apresentou queda acumulada de 1,2%.

Segundo o último Anuário Estatístico do Turismo, do Ministério do Turismo, o número de turistas estrangeiros que chegaram ao Brasil em todos os modais de transporte chegou a 6.621.376 em 2018. A via aérea lidera o volume de viagens, com 65,4%. No mercado interno, segundo estimativas do MTur, os brasileiros realizaram 206 milhões de viagens pelo país nos diversos meios de transporte, inclusive o aéreo, em 2018.

MERCADO INTERNACIONAL – No mesmo período, a procura por voos internacionais de empresas brasileiras reduziu 8%, enquanto a oferta diminuiu 10,1%. Ambos são comparações feitas com o mesmo período do ano passado. No mês, foram transportados 664 mil passageiros pagos em voos internacionais.

No acumulado de janeiro a novembro de 2019, a demanda internacional cresceu 1,2% e a oferta reduziu 1,1%, em comparação com igual período de 2018. Os dados fazem parte do relatório Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, divulgado mensalmente pela Anac.

Edição: Lívia Nascimento 
Por Cecília Melo
Foto: Roberto Castro/MTur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial