Portalegrenses de Portugal chegam à Portalegre do Brasil - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Portalegrenses de Portugal chegam à Portalegre do Brasil

Interior da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição em Portalegre/RN
Chegaram na noite de ontem 04 de dezembro na cidade de Portalegre Rio Grande do Norte, os Portalegrenses Professor António Martinó Azevedo Coutinho e seu neto Manuel Azevedo Coutinho os visitantes são descendentes do fundador de Portalegre Brasil o Juiz de Fora Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco, os mesmos visitam a Portalegre do Brasil e ficarão até o dia 09 de dezembro com vasta programação pela cidade. Os Portugueses foram recepcionados pelo Prefeito Manoel de Freitas Neto, o vice-prefeito Ecimar Pereira, pelos vereadores Erneide Rocha, Márcio José, Neto do Padre, Nilcivan. Ao visitarem a Igreja Matriz durante a festa da padroeira foram recebidos por Padre Dário Torboli, Padre Roberio Holanda e pela população presente.
Panorama da cidade de Portalegre, no Alentejo
Portalegre é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Portalegre, situada no interior de Portugal, na região do Alentejo, sub-região do Alto Alentejo. Em 2011, o município tinha 24 930 habitantes.
Portalegre é a cidade capital de distrito com menos população em Portugal e a maior cidade do seu distrito.
É sede de um município com 447,14 km² de áreae 21 868 habitantes (2012), subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Castelo de Vide, a nordeste por Marvão, a leste pela Espanha, a sul por Arronches e Monforte e a oeste pelo Crato.
Embora a paisagem dos municípios a norte de Portalegre ainda seja tipicamente alentejana, com zonas relativamente planas alternando com colinas na maior parte dos casos relativamente baixas, Portalegre é frequentemente descrita como uma zona de transição entre o Alentejo mais seco e plano, e as Beiras, mais húmidas e montanhosas. A orografia é mais variada do que na generalidade do resto do Alentejo, o que contribui para que a paisagem tenha características peculiares.

A cidade encontra-se a uma altitude entre os 400 e 600 metros, na zona de transição entre a paisagem relativamente plana, mas com muitas colinas pouco elevadas a sul e oeste, e o sistema montanhoso da Serra de São Mamede, que a rodeia a norte, leste e sueste.
A geologia é variada, o que se traduz na variedade dos solos, existindo zonas de xistos, grauvaques, calcários e quartzitos.
As características únicas da paisagem, flora e fauna, estão na base da criação do Parque Natural da Serra de São Mamede, que integra uma parte considerável da área do concelho.

Por:Prefeitura de Portalegre/RN/Jornal Passaporte/Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial