Crianças com câncer e com deficiência terão Natal antecipado no Ponto de Apoio - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Crianças com câncer e com deficiência terão Natal antecipado no Ponto de Apoio

Cerca de vinte crianças com câncer assistidas pela Casa Ronald MacDonald e crianças do grupo Mães Guardiãs terão neste sábado (07) uma celebração antecipada de Natal, durante a edição de número 30 do Projeto Ponto de Apoio, com presença do “Papai Noel”, no Parque Estadual do Utinga, em Belém. A manhã terá passeios gratuitos em bicicletas adaptadas pela trilha principal, jogos e brincadeiras, com participação especial de voluntários do projeto Adote um Sorriso e da Trupe Palhaços Curativos. A ação inicia às 8 horas e encerra por volta das 11 horas.
A iniciativa busca unir ainda mais familiares e crianças em momentos de lazer e descontração, em contato com a natureza e aliviando a rotina exaustiva de tratamento médico e de reabilitação, apesar de circunstâncias diferentes. “Inclusão é garantir que todos possam acessar os espaços e ter os mesmos direitos. E toda criança tem direito e merece brincar, se divertir. Pensamos em desta vez convidar as crianças da Casa Ronald para promover ainda mais integração e demonstrar que todos são também iguais, são crianças, com mesmos desejos e sonhos”, afirma a terapeuta ocupacional Márcia Nunes, uma das coordenadoras do Ponto de Apoio. No próximo dia 21 de dezembro, o Ponto de Apoio vai celebrar outra festa de Natal, com os idosos atendidos pelo Lar Socorro Gabriel, repetindo uma ação que foi realizada em 2018.

A expectativa da coordenação da Casa Ronald é de mais uma manhã de festa para as crianças atendidas com câncer atendidas pela instituição e que deixam suas casas no interior do Estado para realizar o tratamento em Belém. “A Casa é uma extensão do tratamento. É nosso papel proporcionar qualidade de vida a esses pacientes, desde o local onde elas dormem, até possibilitar momentos como esse, que permitam que a doença deixe de ser o foco e eles possam ter momentos como todo mundo”, diz o assistente social da instituição, Cleiton Lopes.

O Grupo Mães Guardiãs, que também estará presente, registra alta participação nas edições do Ponto de Apoio ao longo do último ano. O grupo, como o nome diz, reúne mães e pais de crianças com deficiência e que buscam garantir mais acessibilidade e inclusão em espaços para atividades e tratamento para pessoa com deficiência.

Sobre o Ponto de Apoio - O projeto Ponto de Apoio realiza passeios gratuitos em bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência e idosos, no Parque Estadual do Utinga, em Belém. As edições ocorrem a cada quinze dias. Em 29 edições, já são cerca de 800 passeios realizados em oito bicicletas adaptadas, todas fruto de doação, conduzidas por um grupo de cerca de 50 voluntários. O projeto divulga suas ações e mobiliza voluntários através do Instagram e Facebook @pontodeapoiopa

Sobre a Casa Ronald – Com o conceito de ser “uma casa longe de casa”, a Casa Ronald é destinada a acolher, temporariamente e gratuitamente, crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, provenientes do interior do Pará e de estados vizinhos pactuados, em tratamento de câncer no Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo, em Belém.

O Programa Casas Ronald McDonald atua em mais de 60 países no mundo. No Brasil o programa é realizado desde 1994 e no Estado do Pará começou em 2012 com a inauguração da Casa Ronald McDonald Belém – com apoio institucional da Associação Colorindo a Vida -, a primeira e única da região Norte do Brasil.

A Casa Ronald McDonald Belém possibilita que crianças e adolescentes acometidos pelo câncer possam aderir ao tratamento com segurança, hospedagem, alimentação, transporte e apoio psicossocial, de forma gratuita, o que aumenta a qualidade de vida e as expectativas de cura do paciente.

Sobre o Adote um Sorriso – O projeto “Adote um sorriso” foi criado com o intuito de promover ações sociais voluntárias, voltadas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes de comunidades periféricas da região metropolitana de Belém-PA. Para isto, o projeto mobiliza estudantes da graduação e profissionais liberais de  áreas que queiram dedicar-se a prestar serviços essenciais de atendimento à saúde, assistência jurídica, pedagógica e para promoção do bem-estar e lazer de forma voluntária. As ações são divulgadas através do Instagram @adote1sorriso e do site www.adote1sorriso.com

Serviço: Edição especial de Natal do Ponto de Apoio no Parque do Utinga, com participação da Casa Ronald, do Grupo Mães Guardiãs, do projeto Adote um Sorriso e da Trupe Palhaços Curativos. Sábado (03/12), das 8h às 11h. Domingo (04/12), das 8h às 11h. Edição normal com passeios gratuitos para idosos e pessoas com deficiência. Link para inscrições prévias pode ser acessado em @pontodeapoiopa (Instagram e Facebook).
Por:Equipe Ponto de Apoio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial