Governo divulga potencial da gastronomia paraense em evento no Ceará - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Governo divulga potencial da gastronomia paraense em evento no Ceará

A autêntica gastronomia paraense foi um dos destaques do evento Fartura - Comidas do Brasil, realizado nos dias 23 e 24 de novembro (sábado e domingo), em Fortaleza, capital do Ceará. A participação do Pará no "Fartura" é uma estratégia da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que utiliza o evento como uma plataforma de divulgação da culinária e das rotas gastronômicas no Pará. O evento foi criado para pesquisar, fomentar, divulgar e valorizar a cultura e o turismo gastronômico brasileiro.

Para o secretário de Turismo do Pará, André Dias, o Estado tem se consolidado no mercado brasileiro e mundial enquanto destino para eventos nesse segmento turístico-cultural. "Sabemos que cada vez mais a gastronomia que o turista vai encontrar no destino tem sido relevante para a seleção das próximas viagens. E trabalhar na promoção do destino, a partir da gastronomia, é uma estratégia acertada pra que possamos convencer esse turista que o próximo destino dele seja o Pará. A participação no 'Fartura' entra nesse cenário. É um dos principais eventos de gastronomia que do País, e agora também em Lisboa (Portugal)", informou o titular da Setur.

O evento é considerado uma das grandes plataformas do País, e hoje já marca presença em Portugal. Além de seus tradicionais festivais, que rodam o Brasil levando a gastronomia a partir do conceito "Da origem ao prato", o "Fartura" contribui para o desenvolvimento de produtos, promoção de negócios e geração de empregos e renda.

"Cozinha-show" - Em Fortaleza, o Pará participou com estande próprio. O chef paraense Claudomiro Maués, do "Solar do Bola", em Soure (Arquipélago do Marajó), divulgou a culinária marajoara realizando cozinha-show e preparando receitas presentes nas rotas gastronômicas. Ele mostrou o passo a passo da elaboração do prato e compartilhou curiosidades dessa culinária.

A presença do Pará no "Fartura" faz parte do planejamento orçamentário da Setur, como evento do calendário turístico de promoção em feiras nacionais e internacionais. "O 'Fartura' se insere em um planejamento maior de promoção do Pará a partir da gastronomia, assim como já temos feito em outras feiras de turismo, como o Festuris (realizado em Gramado - RS), por exemplo. Temos trabalhado em conjunto com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) a criação, implementação e o estabelecimento das rotas gastronômicas e a participação no Fórum de Indicação Geográfica, entre outras ações, no âmbito da promoção turística do Estado", destacou André Dias.

Internacional - Ainda em novembro, o "Fartura" esteve em Portugal, com uma edição especial na cidade de Lisboa, entre os dias 14 e 17. Na capital portuguesa, o evento ocorreu no espaço Espelho de Água, contemplando ações voltadas à imprensa, mostra audiovisual, jantar-experiência e promoção turística do Pará para formadores e responsáveis pelas decisões.

O dia 16 foi reservado, inclusive, para um jantar paraense. O chef Paulo Anijar preparou um cardápio típico, com inspirações na floresta amazônica, na cultura indígena, no regionalismo, nas raízes, nas plantas e nos peixes.

O mineiro Rodrigo Ferraz é o promotor do "Fartura", projeto gastronômico que busca pelo país histórias, ingredientes, produtores e receitas. Ao final das viagens, o conhecimento adquirido é apresentado em festivais. "Decidimos viajar por todo o Brasil, pesquisando a gastronomia e sua cadeia produtiva. Começamos a acumular conhecimento e a transformá-lo em filmes, livros, programas de rádio, o que culminou em festivais inspirados no conteúdo pesquisado", disse o idealizador do evento.
Fonte:Ag.Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial