BelemTur realiza mais um encontro para tratar do Plano Municipal de Turismo - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

BelemTur realiza mais um encontro para tratar do Plano Municipal de Turismo


A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), em parceria com instituições públicas e privadas, realizou mais um encontro para apresentar o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo. Seis reuniões já foram realizadas com a presença de representantes de vários segmentos do turismo de Belém.

Em decorrência disso, um grupo de trabalho foi criado formado por representantes da Belemtur, Faculdade Pan Amazônica (Fapan), Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (Abbtur), Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) e o Conselho Municipal de Turismo de Belém (Comtur).

Estes encontros têm como principal objetivo auxiliar na criação do Plano, e organizar o desenvolvimento da atividade turística municipal para os próximos anos, a partir do planejamento de ações e projetos que contemplem as características e singularidades da oferta turística, como os atrativos e serviços oferecidos por Belém.

Contribuições - Em cada reunião são coletadas demandas e metas prioritárias para o melhoramento da qualificação dos profissionais relacionados à atividade, a evolução dos eventos, pontos e roteiros turísticos e a criação de políticas públicas para o setor.

 “Hoje é o momento da contribuição de setores empresariais, instituições privadas e públicas, sendo elas Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Comando da Guarda Municipal de Belém (GMB), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), entre outras. Se tratando de infraestrutura no plano municipal, é fundamental que todos os serviços que o poder publico oferece estejam presentes”, conta o diretor de planejamento da Belemtur, Jackson Tavares.

Parcerias - Esses setores e entidades, em conjunto, debateram sobre as necessidades e demandas que serão contempladas a partir da execução dos projetos e ações previstas no plano. “As contribuições e parceria do público e privado, é justamente para que entenda que sem essa parceria pode ser que não funcione. Então estamos aqui para ouvir cada contribuição exposta, para que assim possamos ter um plano municipal de turismo com qualidade”, enfatiza Jackson.

“O plano é para organizar o desenvolvimento da atividade turística municipal para os próximos anos, a partir do planejamento de ações e projetos que contemplem as características e singularidades da oferta turística, como os atrativos e serviços oferecidos por Belém”, disse João Gabriel Huffner, Turismólogo da BelémTur.

Na ocasião foram coletadas demandas e metas prioritárias para o melhoramento do setor, a qualificação dos profissionais relacionados à atividade, a evolução dos eventos, pontos e roteiros turísticos e a criação de políticas públicas para o setor.

“A Marinha tem um serviço de fiscalização e, independente de qualquer atividade que exista na cidade a gente sempre tem uma tarefa bem especifica de salva guarda. Quando há uma reunião em que outros órgãos possam trazer informações que incrementem ainda mais, ficamos bem felizes. A participação de todos é imprescindível”, destacou Renato Ferreira, chefe do departamento de segurança do tráfego aquaviário da Capitania dos Portos.

Texto:
Laiana Damasceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial